GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Sexualidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente doutorando do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) e professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Downloads

Publicado

12-02-2012

Como Citar

França, F. F., & Calsa, G. C. (2012). GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 111–120. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828

Edição

Seção

Artigos Livres