Dramatização da aula

Autores

  • Marcos da Rocha Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734815114

Palavras-chave:

Criação, Aula, Pedagogia, Didática, Currículo

Resumo

Iniciando por escrever-se como texto de um pensamento da diferença, pressupõe a pedagogia como uma atividade de criação. Trata-se de texto feito com o método de dramatização de Gilles Deleuze, e que por isso enfatiza o drama e não o logos. E, sendo assim, dramatiza: uma linhagem de educadores, professores, pedagogos que inclui, entre outros, Osman Lins, Roland Barthes, Haroldo de Campos e Paul Valéry; e a aula como espaço-tempo de criação. Deste modo, constitui-se em uma prática de pesquisa contemporânea que assume a dramatização como método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos da Rocha Oliveira

Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/RS

Referências

ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Educação Potencial: autocomédia do intelecto. Porto Alegre, 2013. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/69921.

ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Comédia Intelectual da Educação. Porto Alegre, 2010. Projeto de Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010a.

ADÓ, Máximo Daniel Lamela. O currículo de areia. In: CORAZZA, S. M. (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010b, p. 131-141.

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução de Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Ed. 34, 2009.

BARTHES, Roland. Amar Schumann. In: BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 2009a, p.281-286.

BARTHES, Roland. Aula. 13. ed. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BARTHES, Roland. A música, a voz, a língua. In: BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 2009b, p.265-271.

BARTHES, Roland. Música Práctica. In: BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 2009c, p.249-253.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de José Colaço Barreiros. Lisboa: Teorema, 2009.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: a serpente e o pensar. 2. ed. São Paulo: Ficções, 2011.

CORAZZA, Sandra Mara. O drama do currículo: pesquisa e vitalismo de criação. In: IX ANPED SUL. 2012a. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/128/786.

CORAZZA, Sandra Mara. Dramatização do infantil na comédia intelectual do currículo: método Valéry-Deleuze. Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho; Bolsa de produtividade em pesquisa – CNPq. Texto digitado. 2011a.

CORAZZA, Sandra Mara. Notas. In: HEUSER, E. M. D. (Org.). Cadernos de Notas I: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011b, p. 31-96.

CORAZZA, Sandra Mara. Seminário Avançado: O método de dramatização na comédia do intelecto: Valéry & Deleuze. Seminário Avançado realizado junto ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2010. Porto Alegre, 2010b. Anotações do Seminário.

CORAZZA, Sandra Mara. Seminário Avançado: O que é o ato de criação? Método Valéry-Deleuze. Seminário Avançado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2010. Porto Alegre, 2010c. Anotações do Seminário.

CORAZZA, Sandra Mara. Currículo. In: AQUINO, J.G.; CORAZZA, S.M. (Orgs.). Abecedário: educação da diferença. Campinas: Papirus, 2009, p. 40-46.

CORAZZA, Sandra Mara; AQUINO, Julio Groppa. (Orgs.). Dicionário das ideias feitas em Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

DELEUZE, Gilles. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, É. Deleuze filosofia virtual. Tradução de Heloisa B. S. Rocha. São Paulo: Ed. 34, 1996, p.47-57.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006a.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 2005a.

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Papirus, 1991.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles. O Método de dramatização. In: A ilha deserta: e outros textos. Org. e revisão técnica da edição brasileira de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006b.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DELEUZE, Gilles. Qu’est ce que l’acte de Création? – Conférence donné dans le cadre dês “ Mardis de la Fondation ”, le 17 mars 1987. Vídeo disponível em: youtube.com/watch?v=oAH6wLW6W2k. Acesso em: 16/06/09, às 13 h.

DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010c.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995a. V. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995b. V. 2.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1996. V. 3.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997a. V. 4.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997b. V. 5.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997c. 2ª Edição.

FANTE, John. Sonhos de Bunker Hill. Tradução de Lúcia Brito. Porto Alegre: L&PM, 2003.

FEIL, Gabriel Sausen. O simulacro e o biografema – de A a Z. In.: CORAZZA, S.M. (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 79-91.

GARCIA, Wladimir. Seminário Avançado: Roland Barthes e a Educação: cenas de escritura. Seminário Avançado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2011. Porto Alegre, 2011. Anotações do Seminário.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Pensar em Deleuze: violência e empirismo no ensino de filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

JOYCE, James. Ulisses. Tradução de Bernardina da Silveira Pinheiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

JOYCE, James. Ulysses. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

LEMINSKI, Paulo. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2011.

LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MUNHOZ, Angélica Vier. Coreogeografias. Porto Alegre, 2009. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/18254.

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Biografemática do homo quotidianus: O Senhor Educador. Porto Alegre, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010a. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/21380.

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Gilles Deleuze e o cinema do não. ALEGRAR, Campinas, nº10 - dez/2012.

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Notas de leitura para um pesteseller pedagógico. In: CORAZZA, S. M. (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010b, p. 115-129.

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. 10 Passos para dar uma aula escritural. In: CORAZZA, S. M. Didaticário de criação: aula cheia. Porto Alegre: UFRGS, 2012, p.76-79.

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Método de dramatização da aula: o que é a pedagogia, a didática, o currículo? Porto Alegre, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

TADEU, Tomaz. Um plano de imanência para o currículo. In: TADEU, T.; CORAZZA, S.; ZORDAN, P. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.127-205.

TADEU, Tomaz. Différen(t/c)iation: Observações em torno de uma tradução. Porto Alegre, 2005. Texto digitado. 6p.

TAVARES, Gonçalo M. Breves Notas sobre Ciência. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.

VALÉRY, Paul. “Meu Fausto” (Esboços). Introdução, tradução e notas de Lídia Fachin e Silvia Maria Azevedo. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.

VILA-MATAS, Enrique. História abreviada da literatura portátil. Tradução de Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ZORDAN, Paola. Geo-educação: arte e paisagens virtuais. In: TADEU, T.; CORAZZA, S.;

ZORDAN, P. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.79-126.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

Oliveira, M. da R. (2014). Dramatização da aula. Revista Digital Do LAV, 7(2), 096–116. https://doi.org/10.5902/1983734815114