Aptidão, conhecimento e atitude de profissionais da educação infantil sobre primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769266542Palavras-chave:
Educação em saúde, Emergências, Primeiros socorros, Educação infantil, Promoção da saúdeResumo
Objetivo: analisar a aptidão, o conhecimento e a atitude de profissionais da educação infantil que participaram ou não de capacitação em primeiros socorros. Método: estudo transversal, desenvolvido com 132 profissionais da educação infantil do município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil, por meio de questionário no Google Forms. Aplicaram-se os testes qui-quadrado ou Exato de Fisher. Resultados: dos 132 profissionais, 67 relataram não ter participado anteriormente de capacitação em primeiros socorros. A maioria sente-se apta a prestar atendimento nas situações de febre, ferimentos e sangramentos. Aqueles que já participaram de capacitação acertaram mais respostas referentes ao conhecimento dos conceitos de febre, convulsão, desmaio, trauma, parada cardiorrespiratória e acidente por animal peçonhento; e referente às atitudes para convulsão, desmaio, engasgo, queda/trauma e parada cardiorrespiratória. Conclusão: ter participado de capacitação proporcionou aos profissionais maior conhecimento e assertividade referente à atitude a ser tomada nas situações de emergência.
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