Práticas educativas em saúde sobre responsabilidades pelo cuidado do idoso dependente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769248228Palavras-chave:
idoso, cuidadores, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, educação.Resumo
Objetivo: descrever as perspectivas de enfermeiros, agentes comunitários de saúde e cuidadores familiares integrantes de práticas educativas em saúde sobre responsabilidades pelo cuidado do idoso dependente. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em 2016 com dois enfermeiros, oito agentes comunitários de saúde e seis cuidadores familiares vinculados a duas estratégias saúde da família, a partir do desenvolvimento de práticas educativas em saúde. A análise dos dados foi feita de acordo com a técnica da configuração triádica, humanista-existencial-personalista. Resultados: cada envolvido no cuidado ao idoso tem responsabilidades diferenciadas, singulares e complementares. Para os profissionais, suas ações desenvolvidas não estão sendo efetivadas na prática e/ou tendo efeito positivo esperado, sendo influenciadas por questões cultural, de valores e estrutural. Conclusão: as responsabilidades pelo cuidado dos idosos são de todos e precisam ser compartilhadas entre a família, os profissionais da saúde, a comunidade e o Estado.
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