Qualidade de vida de bombeiros militares atuantes nos serviços operacional e administrativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769230564

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Esgotamento Profissional, Burnout, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a qualidade de vida de bombeiros militares atuantes em serviços operacional e administrativo. Método: estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em um município do oeste catarinense entre março e abril de 2016. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário de avaliação da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde, versão curta (WHOQOL-Bref). Utilizou-se o programa Statistical Pack age of Social Sciences para as análises estatísticas. Resultados: os resultados evidenciam que os51participantes apresentaram níveis regulares de qualidade de vida, os bombeiros que atuam no operacional apresentam os piores resultados sobre a percepção da qualidade de vida em comparação aos trabalhadores do administrativo (p=<0,05). A realização de horas extras interferiu negativamente na qualidade de vida (p=<0,05). No domínio Meio Ambiente foram encontrados os piores valores. Conclusão: os participantes avaliaram sua qualidade de vida como regular o que pode repercutir na saúde e bem-estar, assim como interferir no seu cotidiano de trabalho. Sugere-se a utilização deste indicador na gestão da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauane Nogueira dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC.

Tania Maria Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Clodoaldo Antônio de Sá, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Educador Físico. Doutor em Ciência do Movimento Humano. Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Unochapecó. Chapecó (SC), Brasil.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho - GESTRA/UDESC.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Santos, L. N. dos, Ascari, T. M., Sá, C. A. de, & Ascari, R. A. (2018). Qualidade de vida de bombeiros militares atuantes nos serviços operacional e administrativo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 674–687. https://doi.org/10.5902/2179769230564

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)