Educação permanente em saúde: concepções e práticas dos enfermeiros na estratégia de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225273

Palavras-chave:

Educação Continuada, Estratégia Saúde da Família, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer as concepções e práticas de Educação Permanente em Saúde dos enfermeiros nas Estratégias de Saúde da Família de um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como identificar os fatores que favorecem e os que dificultam estas práticas. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada no segundo semestre de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro enfermeiros e analisadas pela Análise Temática. Resultados: emergiram três categorias: Concepções dos enfermeiros de Estratégia de Saúde da Família sobre Educação Permanente em Saúde; Práticas de Educação Permanente em Saúde realizadas pelos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família: articulando a equipe multiprofissional; Fatores que favorecem e que dificultam a realização de Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. Considerações Finais: a análise mostrou que há uma concepção arraigada de conceitos de Educação Continuada e Educação em Saúde ao de Educação Permanente em Saúde. Há necessidade de maiores discussões acerca da Educação Permanente em Saúde no município, com vistas à implementação desta política, qualificando as equipes e os seus processos de trabalho. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greici Kelli Tolotti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira Graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen (2015). Foi bolsista de pesquisa e extensão, nas áreas de Saúde Mental e Saúde Coletiva pela URI Campus Frederico Westphalen. Atualmente é Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando em campo prático na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (4ªCRS) com sede no município de Santa Maria.

Adriana Rotoli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde, saúde mental, psiquiatria, humanização e educação em saúde.Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG-RS.

Marinês Aires, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI- Frederico Westphalen (2006) Especialização em Administração em Saúde Pública com ênfase em Ação Comunitária (2007)e mestrado em Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS (2010). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS(2016). Membro do Núcleo de Estudos em Saúde da Família e Comunidade da NEESFAC/UFRGS cadastrado no CNPQ. Atualmente é Professora do Curso de Graduação em Enfermagem URI - Frederico Westphalen e Professora Colaboradora do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Coordenadora do Comité de Ética em Pesquisa da URI Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Saúde Coletiva estudando principalmente os seguintes temas: saúde coletiva, responsabilidade Filial, processo de envelhecimento, cuidadores de idosos e adaptação transcultural de instrumentos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Tolotti, G. K., Rotoli, A., & Aires, M. (2017). Educação permanente em saúde: concepções e práticas dos enfermeiros na estratégia de saúde da família. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 550–561. https://doi.org/10.5902/2179769225273

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.