Percepções dos profissionais de enfermagem na assistência a crianças portadoras de câncer

Autores

  • Débora Maria Bastos Pereira Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS
  • Karine Bertoldi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Adriana Roese Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0003-1349-9560

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213426

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, Relações profissional-paciente, Pediatria, Oncologia

Resumo

Doi: 10.5902/2179769213426

Objetivo: analisar a vivência da equipe de Enfermagem no cuidado à criança com câncer, em uma Unidade Pediátrica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Método: trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e a análise dos dados ocorreu por categorização temática. Resultados: observou-se que os profissionais apresentaram dificuldades no trabalho realizado junto à oncologia pediátrica devido a sua proximidade com sentimentos de dor, morte e sofrimento. Os profissionais manifestaram sentimentos variados em relação ao cuidar que foram do pesar ao não considerar diferenças em relação a outros pacientes pediátricos. Conclusão: existe a necessidade de apoio psicológico da instituição e de capacitação para melhor enfrentamento dos sentimentos que essa doença acarreta ao profissional e para a qualificação do cuidado junto às crianças e suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Maria Bastos Pereira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira, Universidade Federal de Pelotas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação: Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira do Centro de Pesquisa Clínica no Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Karine Bertoldi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adriana Roese, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Pereira, D. M. B., Bertoldi, K., & Roese, A. (2015). Percepções dos profissionais de enfermagem na assistência a crianças portadoras de câncer. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(1), 112–120. https://doi.org/10.5902/2179769213426

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)