Contribuições da educação tutorial e reorientação da formação para enfermagem: uma salada saudável!

Autores

  • Celeste dos Santos Pereira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Adriana Roese Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0003-1349-9560
  • Alexandra da Rosa Martins Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, Pelotas, RS
  • Denise Bermudez Pereira Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927431

Palavras-chave:

Integração docente-assistencial, Formação de recursos humanos, Saúde pública

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976927431

Objetivo: o artigo busca apresentar a experiência do Programa de Educação Tutorial pelo Trabalho para a Saúde e seus reflexos na formação do acadêmico de Enfermagem, inserido num currículo focado no desenvolvimento de habilidades e competências. Método: trata-se de um relato de experiência, construído a partir dos registros das vivências de preceptoras e tutoras do programa. Resultados: os resultados apontam que o espaço de interação e de debate que a reunião de equipe vem trazendo aos acadêmicos está mostrando-se como uma enriquecedora experiência na formação interdisciplinar e voltada para as diretrizes curriculares da educação para os cursos da área da saúde. Considerações finais: esta experiência vem demonstrando a integração de saberes e conhecimentos, no sentido de incentivar a formação de um profissional crítico, reflexivo e integrado na comunidade que busque o trabalho interdisciplinar e em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeste dos Santos Pereira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Docente da área de Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Adriana Roese, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do curso de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandra da Rosa Martins, Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

Denise Bermudez Pereira, Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Pereira, C. dos S., Roese, A., Martins, A. da R., & Pereira, D. B. (2013). Contribuições da educação tutorial e reorientação da formação para enfermagem: uma salada saudável!. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 367–373. https://doi.org/10.5902/217976927431

Edição

Seção

Relato de experiência