A influência do toque no cuidado às crianças especiais

Autores

  • Magali Zilá Vitória Soares Centro Educacional São Camilo do Sul, Porto Alegre, RS
  • Julia Vargas de Oliveira Vargas Bitencourt Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, SC https://orcid.org/0000-0002-3806-2288
  • Alexander Garcia Parker Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, SC
  • Ana Maria Fernandes Borges Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Mara Ambrosina de Oliveira Vargas Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC https://orcid.org/0000-0003-4721-4260
  • Soraia Dornelles Schoeller Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC https://orcid.org/0000-0002-2822-4407

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210036

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Cuidado da criança, Pessoal de saúde

Resumo

Objetivo: identificar a influência de toque no cuidado às crianças com necessidades especiais na percepção dos trabalhadores. Método: pesquisa qualitativa em que fizeram parte da investigação oito profissionais de um Centro de Integração à Criança Especial do Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: originaram-se as categorias percepção dos cuidadores em relação à influência do toque como instrumento de comunicação entre a criança especial e o profissional; percepção dos cuidadores em relação à influência do toque no bem-estar da criança especial e percepção dos cuidadores em relação à influência do toque na reabilitação da criança especial. Conclusões: os resultados evidenciaram que o toque é uma ferramenta que influencia no bem-estar das crianças e caracteriza-se por ser um instrumento de comunicação alternativa e, modo de aproximação entre o profissional e a criança, possibilitando a criação de um vínculo positivo e consequentemente, favorecendo o processo de reabilitação.

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Biografia do Autor

Magali Zilá Vitória Soares, Centro Educacional São Camilo do Sul, Porto Alegre, RS

Cursando Especialização em Enfermagem em Emergência, no Centro Educacional São Camilo do Sul. Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Metodista do Sul. Enfermeira na empresa Vip Home Care

Julia Vargas de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, SC

Mestre em enfermagem pela UFRJ: Escola Anna Nery. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS

Alexander Garcia Parker, Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, SC

Mestre em Enfermagem. Professor da Universidade Federal Fronteira Sul

Ana Maria Fernandes Borges, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis. Bolsista CNPq

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira, Doutora em Filosofia em Enfermagem Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento e Programa de Pós-graduação em Enfermagem (UFSC). Pesquisadora e Vice-líder do Grupo de Pesquisa PRÁXIS/UFSC – trabalho, cidadania, saúde e Enfermagem.

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Enfermagem (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PRÁXIS/UFSC – trabalho, cidadania, saúde e Enfermagem.

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Publicado

2014-04-17

Como Citar

Soares, M. Z. V., Bitencourt, J. V. de O. V., Parker, A. G., Borges, A. M. F., Vargas, M. A. de O., & Schoeller, S. D. (2014). A influência do toque no cuidado às crianças especiais. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 76–86. https://doi.org/10.5902/2179769210036

Edição

Seção

Artigos Originais

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