Educação Ambiental em Fauna: breves considerações a respeito das relações entre teoria e prática pedagógica

Autores

  • Eliane de Mello Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS
  • Adriane da Silva Machado Möbbs Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084240

Palavras-chave:

Crise da Modernidade, Educação Ambiental, Fauna

Resumo

Superar a crise ambiental denota não apenas a troca do modelo econômico atual por um modelo de desenvolvimento sustentável, mas especialmente a mudança na relação dos seres humanos entre si e com a natureza. Assim, vários estudiosos propõem que a educação ambiental, fundamental neste processo, seja orientada por uma visão complexa, transdisciplinar e participativa, a fim de que os educandos desenvolvam a capacidade de solucionar problemas, construir conhecimentos, compreender as múltiplas relações de todos os aspectos da vida e, principalmente para que desenvolvam a compaixão e a cidadania. Destarte, o objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões acerca das relações entre teoria e prática na Educação Ambiental em Fauna. Para tanto, o trabalho procura analisar a crise da modernidade, o paradigma da complexidade e uma experiência pedagógica orientada pela autora. Problematizar tal questão é extremamente relevante, pois são inúmeros os entraves para que o discurso teórico norteie as atividades cotidianas das escolas.

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Biografia do Autor

Eliane de Mello, Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS

Mestre em História/Unisinos; Pós-graduada em Educação Ambiental/UFSM. Tutora presencial do Curso de Pedagogia- UFPel – Polo UAB – Panambi.

Adriane da Silva Machado Möbbs, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES, sob a orientação do Prof. Dr. Noeli Dutra Rossatto. Professora/Tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Mello, E. de, & Möbbs, A. da S. M. (2012). Educação Ambiental em Fauna: breves considerações a respeito das relações entre teoria e prática pedagógica. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1047–1056. https://doi.org/10.5902/223613084240