A prática da compostagem como instrumento no ensino de conteúdos e na Educação Ambiental Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130839699

Palavras-chave:

Compostagem, Instrumento de Ensino, Educação Ambiental, Educação Básica

Resumo

A compostagem consiste em uma técnica na qual se faz o controle da decomposição de restos vegetais resultando no composto orgânico. Além dos muitos benefícios dessa técnica para o ambiente, aqui, pensou-se a compostagem como um possível instrumento de ensino. Desse modo, este trabalho objetivou avaliar o uso da prática da compostagem como um instrumento no ensino de conteúdos exigidos no currículo e/ou no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA). Para isso, fez-se uma avaliação da produção acadêmica, no período entre 2010 e 2018, que relata a prática da compostagem nesse sentido, além de desenvolver essa prática com estudantes em uma escola na educação básica. Todos os artigos levantados avaliaram de forma positiva o uso da compostagem como instrumento ou método na EA, bem como nas disciplinas que envolveram em seus projetos. Os resultados obtidos a partir do desenvolvimento prático mostraram que os alunos construíram e ampliaram conhecimentos, além de terem aumentado sua percepção dos problemas ambientais. Assim, essa prática se mostra capaz de contribuir para a aprendizagem significativa, que permite superar as concepções alternativas para construir o conhecimento científico, além de proporcionar a compreensão de aspectos ambientais importantes para a prática da cidadania ambiental.

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Biografia do Autor

Aldineia Buss, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

É graduada em Pedagogia e em Ciências Biológicas. Lecionou na educação básica, no período entre 2011 a 2017. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Uberlândia - PPGBV/UFU.

Charles Moreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. É graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Buss, A., & Moreto, C. (2019). A prática da compostagem como instrumento no ensino de conteúdos e na Educação Ambiental Crítica. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e6. https://doi.org/10.5902/2236130839699

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS