Projeto Rondon: atividades desenvolvidas na Operação Mamoré, no município do Vale do Anari, RO, 2010

Autores

  • Lauren Oliveira Lima Bohner Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Luiz Jarbas Godoy Filho Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Graziela de Luca Canto Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083329

Palavras-chave:

Rondon, Desenvolvimento sustentável, Saúde, Cidadania

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência das atividades de extensão desenvolvidas durante a Operação Mamoré, ocorrida em julho de 2010, em Vale do Anari, Rondônia. Durante duas semanas, oito acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, acompanhados de dois professores, promoveram ações que beneficiassem a região. Com as crianças e adolescentes, foram realizadas atividades de lazer e promoção de saúde. Para a população adulta, nas áreas de Tecnologia e Meio Ambiente, foram desenvolvidos cursos de informática, realização de projetos e análise de água, durante três dias cada, e com certificado reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Para os idosos, desenvolveram-se Oficinas de Artesanato, palestras sobre alimentação saudável e Oficinas sobre câncer Bucal, pressão Arterial, diabetes e higienização de Próteses Dentária. O município Vale do Anari possui problemas de relevância social, como deficiência no sistema de saúde, educação e utilização de recursos ambientais e tecnológicos. A Operação Mamoré procurou realizar ações que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável da comunidade, entretanto, é necessária a criação de projetos contínuos que beneficiem a população para o crescimento do município e melhoria da qualidade de vida da população. As ações realizadas durante o Projeto Rondon contribuíram não só para o desenvolvimento do município, mas também para fortalecer o conceito de cidadania entre os rondonistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, A.S.” Um lugar chamado Brejão: A atuação da equipe UFU no Projeto Rondon 2007”. Em Extensão, v. 6, 2007.

BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: http://projetorondon.paginaoficial.com/portal/index/pagina/id/343/area/ C/module/default. Acesso em: 20 maio. 2011.

BULHÕES, A.E.E.; RAMOS, E.S.; FEIJÓ, E.V.R.S.; SANTOS, L.P.S. “Relato de uma experiência de vida: Comunidade e

rondonistas integrando saberes”. Extensio: R. Eletr. de Extensão, n. 10, p. 158-172, 2010.

CASTILHO, M.L.R.; CASTILHO, A.L. “A Universidade e os Projetos Sociais: Projeto Rondon – Cooperação entre a universidade e comunidades do Estado do Mato Grosso/ MT”. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/myrianluciaruizcastilhoeandreluizcastilho.pdf. Acesso em: 30 maio. 2011.

DE SOUZA, O.S.S. “A extensão universitária e as universidades populares”. Revista da Faced, nº 09, 2005 253.

PEREIRA, L.R.P.; TEODORO, F.A.; PAULA, E.F.; CHAVES, V. “Metodologia aplicada à promoção de saúde bucal durante o Projeto Rondon: Operação Vale do Ribeira 2006”. DENS, v.14(2), 2006.

SANTOS, M. S. S.; MENDES, I. A. C. “Projeto Rondon: a metodologia educativo-assistencial de trabalho dos estagiários universitários”. Esc. Anna Nery R Enf, v.9(1), p.124-137, 2005.

SARAIVA, J.L. “Papel da Extensão Universitária na formação de estudantes e professores”. Brasília Med ; 44(3): 220-225, 2007.

VIEIRA, M.R.M.; VIEIRA, M.M. ”Atuação do Projeto Rondon em Comunidade Quilombola do norte de Minas Gerais – Um relato de experiência”. Revista Afrounimontes, v. 01(01), 2011.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Bohner, L. O. L., Godoy Filho, L. J., & Canto, G. de L. (2011). Projeto Rondon: atividades desenvolvidas na Operação Mamoré, no município do Vale do Anari, RO, 2010. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 563–567. https://doi.org/10.5902/223613083329

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)