Algumas contribuições do cultivo natural de Masanobu Fukuoka e da educação libertária à educação ambiental

Autores

  • Diego Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083307

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Libertária, Masanobu Fukuoka

Resumo

A construção da educação ambiental tem possibilitado um amplo debate sobre os rumos da sociedade, tendo em vista as atuais conseqüências (sociais, políticas, ambientais de maneira geral) que resultaram de antigos paradigmas. A pesquisação a que nos propomos, fruto de um olhar otimista e de um caminhar longo, identifica nas relações autoritárias (e suas várias caras e instâncias), o princípio fundamental dos modelos educacionais (científicos, sociais) que reproduzem a desigualdade e exploração. Assim a prática da autonomia e autogestão dos saberes, das individualidades e coletividades e das múltiplas relações estabelecidas, se coloca como alternativa de transformação radical de nossa realidade. Nesse contexto de diálogo e ação, apresentamos de maneira introdutória e também como incentivo à multiplicação de vivências e trocas de experiências, algumas contribuições do pensamento de Masanobu Fukuoka, bem como da educação libertária à construção da educação ambiental.

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Publicado

2011-07-11

Como Citar

Menezes, D. S. (2011). Algumas contribuições do cultivo natural de Masanobu Fukuoka e da educação libertária à educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 389–395. https://doi.org/10.5902/223613083307

Edição

Seção

ARTIGOS