A leitura do espaço urbano-ambiental por meio do diálogo de saberes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130817321Palavras-chave:
Educação ambiental, Soluções ambientais, Inserção no espaço urbanoResumo
Os problemas ambientais urbanos são o produto da relação entre o meio natural e a cidade, sendo que qualquer intervenção deve passar pela dimensão social. A busca do desenvolvimento sustentável envolve a apropriação pelo indivíduo do meio em que se insere, possibilitando um despertar para as mudanças sociais necessárias. Este trabalho buscou identificar a percepção ambiental de crianças da ONG Associação de Amigos “São Pedro Julião Eymard” (ASPE), no município de São Carlos-SP, e construir a interface entre os conhecimentos científicos, relativos às questões ambientais da região, com a visão dos participantes sobre tais questões, buscando a elaboração de soluções coletivas. Realizaram-se diferentes atividades ao longo de três encontros para despertar um olhar crítico nas crianças sobre os problemas ambientais de seus bairros. Com o projeto constatou-se um maior sentido de responsabilidade das crianças sobre seu espaço, ampliação da percepção ambiental, e tomada de consciência sobre os problemas existentes e necessidade de melhorias.
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