Percepção Ambiental de alunos das “Salas de Inclusão” na escola Liceu Paraibano, João Pessoa – PB, no contexto do paradigma da educação inclusiva

Autores

  • Hermes de Oliveira Machado Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, PB Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Juliana dos Santos Severiano Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Silvana Barbosa de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130812951

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Educação Inclusiva, João Pessoa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o paradigma da educação inclusiva, a partir do estudo da concepção de meio ambiente levantada na escola Liceu Paraibano em João Pessoa - PB. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de realizar uma caracterização da percepção ambiental dos alunos, porém tornou-se um polêmico debate sobre a problemática da inclusão pedagógica de portadores de necessidades especiais no ensino regular. O processo de inclusão deve ser entendido como um posicionamento político e social em prol da educação especial, e que vem crescendo no ambiente escolar, de forma a alcançar relações mais igualitárias para todos. Porém, a pesquisa se deparou com o contexto real dessas “salas de aula de inclusão”. Percebeu-se que para se evitar que alguém esteja em risco de ser excluído de um dado contexto na sala de aula, acaba excluindo outro sujeito do processo de ensino-aprendizagem, transcorrendo de toda forma em situações de desvantagem, seletividade e preconceitos.

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Biografia do Autor

Hermes de Oliveira Machado Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, PB Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Técnico de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Doutorando em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Juliana dos Santos Severiano, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Doutoranda em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Silvana Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, PB

Psicólogo institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

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Publicado

2014-03-14

Como Citar

Machado Filho, H. de O., Severiano, J. dos S., Azevedo, S. B. de, & Rodrigues, I. A. de A. (2014). Percepção Ambiental de alunos das “Salas de Inclusão” na escola Liceu Paraibano, João Pessoa – PB, no contexto do paradigma da educação inclusiva. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3255–3264. https://doi.org/10.5902/2236130812951

Edição

Seção

ARTIGOS