Ensinar a cuidar e cuidar ensinando crianças, adolescentes e famílias: um sonho de infância que se tornou realidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133884845Palavras-chave:
Enfermagem, Cuidado, Educação, Saúde da criança, FamíliaResumo
Neste memorial descritivo, relata-se a minha trajetória profissional, iniciando com a graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, passando pela realização de cursos de pós-graduação, totalizando 27 anos de carreira. Neste período, atuei em vários cargos de gestão e na diretoria da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. As atividades de orientação resultaram numa produção bibliográfica qualificada que culminou em ser bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Homenagens e prêmios tornaram essa caminhada gratificante. Ensinar e cuidar, trabalhar com crianças e suas famílias sempre foi algo almejado e um sonho de infância que se tornou realidade. Com essa esperança de continuar contribuindo para o desenvolvimento da Ciência, para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população, para a formação de profissionais comprometidos e qualificados é que encerro esse memorial.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles; JOSCELINE, Vera. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.