Gestão acadêmica, isolamento social e procrastinação: um estudo com pós-graduandos em administração durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884007

Palavras-chave:

Procrastinação Acadêmica, Isolamento social, Pandemia, Covid-19

Resumo

Neste artigo, propõe-se a analisar os efeitos da ausência de convivência universitária sobre a procrastinação acadêmica dos alunos de pós-graduação. Para tanto, procedeu-se a uma análise temática a partir da fenomenologia hermenêutica sobre a transcrição de 24 entrevistas estruturadas, realizadas com estudantes de mestrado e doutorado em Administração. Os resultados mostram que a procrastinação está mais ligada à dimensão de fatores individuais de cada entrevistado - organização, estresse e saúde - do que a fatores de dimensão externa, como acesso às dependências da universidade e mudanças metodológicas, e que a pandemia, em si, não foi responsável diretamente por ensejar o comportamento procrastinador entre alunos, mas potencializa tendências já existentes. Aqueles que apresentam rotinas delineadas e as seguem com disciplina, passaram a procrastinar menos; por outro lado, os que não conseguem manter um cronograma organizado e estruturar hábitos, tiveram essas tendências potencializadas com a pandemia e intensificaram a prática da procrastinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Florêncio da Costa Júnior, Universidade Potiguar

Professor na Universidade Portiguar.

Rosana Curvelo de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e mestre  pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte . 

Polyana Tenório de Freitas e Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Administração pela UFRN. Mestre em Administração Pública pelo Profiap/Ufal . Possui especialização em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera Uniderp. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Cesmac. Atualmente, é técnica administrativa da Universidade Federal de Alagoas.

Anatália Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração. 

Referências

ALEXANDER, Elizabeth S., ONWUEGBUZIE, Anthony J. Academic procrastination and the role of hope as a copying strategy. Personality and Individual Differences, v. 42, i. 7, 2007, p. 1302-1310.

ALI, Abraish, SIDDIQUI, Asad Ali, ARSHAD, Muhammad Sameer, IGBAL, Fizza, ARIF, Taha Bin. Effects of COVID-19 pandemic and lockdown on lifestyle and mental health of students: A retrospective study from Karachi, Pakistan. Annales Médico-psychologiques, revue psychiatrique, 2021.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos, SILVA, Carlos Eduardo Menezes da, SOARES, Fernando Ramalho Gameleira, SILVA, José Alexandre Menezes da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, 2020.

BOWLES, Nellie. La interacción humana es un lujo en la era de las pantallas. New York Times, 26.03.2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/es/2019/03/26/espanol/opinion/tecnologia-pantallas-contacto.html. Acesso em 9 abr. 2023.

BOWLES, Nellie. Los tecnólogos de Silicon Valley no quieren que sus hijos usen los dispositivos que ellos fabrican. New York Times, 27.10.2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/es/2018/10/27/espanol/cultura/hijos-dispositivos-moviles-silicon-valley.html. Acesso em 9 abr. 2023.

CHERNOVA, Zhanna Vladimirovna, SHPAKOVSKAYA, Larisa Leonidovna. Endless groundhog day: Sociological analysis of educational practices implemented by university students in a situation of forced isolation. Media and Communications in the Times of Covid-19 Pandemic, n. 2, 2021.

CLAIR, Ruta; GORDON, Maya; KROON, Matthew; REILLY, Carolyn. The effects of social isolation on well-being and life satisfaction during pandemic. Humanities and Social Sciences Communications, v. 8, issue 1, 2021.

COSTA Júnior, João Florêncio da; BEZERRA, Diogo de Menezes Cortês; RAMOS, Anatália Saraiva Martins; ARAUJO, Afrânio Galdino de. Arquétipos de procrastinação acadêmica: um modelo baseado nos conceitos de autorregulação, autoeficácia e perfeccionismo. ENCONTRO DA ANPAD, 46, 2022. Anais … Maringá: Anpad, 2022a.

COSTA Júnior, João Florêncio da; BEZERRA, Diogo de Menezes Cortês; RAMOS, Anatália Saraiva Martins; ARAUJO, Afrânio Galdino de. Anti-procrastination strategies, techniques and tools and their interrelation with self-regulation and self-efficacy. São Paulo: USP, 2022b.

CRESWELL, John W; CRESWELL, J. David. research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks, CA: Sage, 2018.

DAY, Victor, MENSINK, David, O’SULLIVAN, Michael. Patterns of academic procrastination. Journal of College Reading and learning, v. 30, i. 2, 2000.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S (org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIGIOVANNI, Clete; CONLEY, Jerome; CHIU, Daniel; ZABORSKI, Jason. Factors influencing compliance with quarantine in Toronto during the 2003 Sars outbreak. Biosecur Bioterrorism Biodefense Strategy, n. 2, 2004, p. 265-272.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HONG, Jon-Chao; LEE, Yi-Fang; YE, Jian-Hong. Procrastination predicts online self-regulated learning and online learning ineffectiveness during the coronavirus lockdown. Elsevier Public Health Emergency Collection, 2021.

KANG, Xiaowei, ZHANG, Wen. An experimental case study on forum-based online teaching to improve student’s engagement and motivation in higher education: interactive Learning Environments, 2020.

KLASSEN, Robert M., KRAWCHUK, Lindsey L., RAJANI, Sukaina. Academic procrastination of undergraduates: low self-efficacy to self-regulate predicts higher levels of procrastination. Contemporary Educational Psychology, v. 33, i. 4, 2008, p. 915-931.

LAY, Clarry H. At last, my research article on procrastination. Journal of Research in Personality, v. 20, i. 4, 1986.

MCCOWN, William, JOHNSON, Judith. Personality and chronic procrastination by university students during an academic examination period. Personality and individual differences, v. 12, n. 5, 1991, p. 413-415.

MILES, Matthew B; HUBERMAN, A. Michael; SALDAÑA, Johnny. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. Sage, 2014.

MILGRAM, Norman A; BATORI, Gila; MOWRER, Doron. Correlates of academic procrastination. Journal of School Psychology, v. 31, 1993, p. 487-500.

PEIXOTO, Evandro Morais; PALLINI, Ana Celi; VALLERAND, Robert J; RAHIMI, Sonia; SILVA, Marcus Vinicius. The role of passion for studies on academic procrastination and mental health during the Covid-19 pandemic. Social Psychology of Education, 2021.

PELIKAN, Elisabeth Rosa; LÜFTENEGGER, Marko; HOLZER, Julia; KORLAT, Selma; SPIEL, Cristiane; SCHOBER, Barbara. Learning during Covid-19: the role of self-regulated learning, motivation, and procrastination for perceived competence. Z Erziehungswiss 24, 2021, p. 393-418.

PEREIRA, Mara Dantas; OLIVEIRA, Leonita Chagas de; COSTA, Cleberson Franclin Tavares; BEZERRA, Claudia Mara de Oliveira; PEREIRA, Míria Dantas. The Covid-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.

SENÉCAL, Caroline; KOESTNER, Richard; VALLERAND, Robert J. Self-regulation and academic procrastination. The Journal of Social Psychology, v. 135, 1995, i. 5.

SILVA, Anielson Barbosa. A fenomenologia como método de pesquisa em estudos organizacionais. In: GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson Barbosa (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 267-299.

SILVA, Manuela Ramos da; BARBOSA, Marcos Antonio de Souza; LIMA, Lucas Gabriel Bezerra. Usos e possibilidades metodológicas para os estudos qualitativos em Administração: explorando a análise temática. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 1, 2020, p. 111-123.

SOLOMON, Laura J; ROTHBLUM, Esther D. Academic procrastination: frequency and cognitive-behavioral correlates. Journal of Counseling Psychology, v. 31, n. 4, 1984, p. 503-509.

VALIEVA, Fatima; FOMINA, Svetlana; NILOVA, Irina. Distance learning during the corona-lockdown: some psychological and pedagogical aspects. Knowledge in the Information Society, 184, 2021, p. 289-300.

VEDDER, Anneke; BOERNER, Kathrin; STOKES, Jeffrey E; SCHUT, Henk A. W; BOELEN, Paul A; STROEBE, Margaret S. A systematic review of loneliness in bereavement: current research and future directions. Current Opinion in Psychology, v. 43, 2022, p. 48-64.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

21-07-2023

Como Citar

Costa Júnior, J. F. da, Souza, R. C. de, Silva, P. T. de F. e, & Ramos, A. S. M. (2023). Gestão acadêmica, isolamento social e procrastinação: um estudo com pós-graduandos em administração durante a pandemia de Covid-19. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84007. https://doi.org/10.5902/2318133884007