Ajustamento entre educação e trabalho: análise para os graduados da UAB/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133874319Palavras-chave:
Relação estudo e trabalho, Ajuste horizontal e vertical, UAB/UFSMResumo
Neste estudo, são analisados os determinantes do ajuste entre educação e trabalho entre os graduados da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria. Metodologicamente, foram aplicadas análise descritiva, análise fatorial e regressão logística. A maior parte dos egressos estão desempenhando atividades relacionadas ao seu estudo, com 84,6% em ajuste horizontal, 81,9% em ajuste vertical e 74,5% em ajuste total. As características do trabalho que influenciaram, tanto o ajuste vertical, quanto o horizontal, foram o tipo de empregador, o setor econômico do emprego e o grupo de ocupação. Para o ajuste horizontal, o principal impacto foi estar empregado na ocupação de professor, já para os ajustes vertical e total, o setor econômico do emprego foi principal determinante.
Downloads
Referências
ABDULLA, Kanat. Productivity gains from reallocation of talent in Brazil and India. Journal of Macroeconomics, Amsterdam, v. 62, 2019, p. 103-160.
ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, Miguel. Inserção profissional de diplomados: uma incursão por estudos e instrumentos metodológicos internacionais. Revista Crítica e Sociedade, Uberlândia, v. 5, n. 2, 2015, p. 56-78.
BOUDARBAT, Brahim; CHERNOFF, Victor. Education-job match among recent Canadian university graduates. Applied Economics Letters, Londres, v. 19, n. 18, 2012, p. 1923-1926.
BOUDARBAT, Brahim; CHERNOFF, Victor. The determinants of education-job match among Canadian university graduates. CIRANO-Scientific Publication, Montreal, n. 14, 2010, p. 1-30.
DOLTON, Peter J; SILLES, Mary A. The effects of over-education on earnings in the graduate labour market. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 27, n. 2, 2008, p. 125-139.
FERREIRA, Marcello; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, 2015, p. 228-242.
FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, Aline; MILL, Daniel. (org.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: UFSCar, 2014, p. 81-102.
GREEN, Francis; MCINTOSH, Steven. Is there a genuine under-utilization of skills amongst the over-qualified? Applied economics, Londres, v. 39, n. 4, 2007, p. 427-439.
HAIR JR, Joseph F; BLACK, Willian. C; BABIN, Barry J; ANDERSON, Rolph E; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOSMER, David W; LEMESHOW, Stanley. Applied Logistic Regression. New York: John Wiley & Sons, 2000.
JOVANOVIC, Boyan. Job matching and the theory of turnover. Journal of Political Economy, Chicago, v. 87, n. 5, 1979, p. 972-990.
KRAHN, H; BOWLBY, J. Education job-skills match: An analysis of the 1900 and 1995 National Graduates Surveys. Ottawa, Human Resources Development - Applied Research Branch, 1999.
LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, 2018, p. 104-125.
LOVELL, Peggy A. The geography of economic development and racial discrimination in Brazil. Development and Change, Amsterdam, v. 24, n. 1, 1993, p. 83-102.
MCGUINNESS, Seamus. Overeducation in the labour market. Journal of Economic Surveys, China, v. 20, n. 3, 2006, p. 387-418.
OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; SOUSA, Antônia de Abreu. Trabalho, Juventude e Educação no Contexto do Capitalismo Atual. In: MACAMBIRA, Júnior; ANDRADE, Francisca Rejane B. Trabalho e formação profissional: juventudes em transição. Fortaleza: IDT, UECE, BNB, 2013, p. 91-104.
PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH, Salvador, v. 28, 2015, p. 309-326.
PIETRO, Giorgio Di; CUTILLO, Andrea. University quality and labour market outcomes in Italy. Labour, Amsterdam, v. 20, n. 1, 2006, p. 37-62.
ROBST, John. Career mobility, job match, and overeducation. Eastern Economic Journal, China, v. 21, n. 4, 1995, p. 539-550.
ROBST, John. Education, college major, and job match: Gender differences in reasons for mismatch. Education Economics, Cambridge, v. 15, n. 2, 2007, p. 159-175.
RODRÍGUEZ, Agustin Esteban, VIDAL, Javier. Influencia de factores de tipo educativo en el ajuste formación-empleo en hombres y mujeres. Revista electrónica de investigación y evaluación educativa, Granada, v. 26, n. 1, 2020, p. 1-16.
SCHOMBURG, Harald. Carrying out tracer studies: guide to anticipating and matching skills and jobs. Genebra: European fot the Develolpment of Vocational Training - Centre International Labor Office, 2016.
SIMON, Lilian Wrzesinski; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Caminhos para a formulação de uma política pública de acompanhamento de egressos do ensino superior. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 9, n. 18, 2020, p. 1-17.
STOREN, Liv Anne; ARNESEN, Clara Ase. What promotes a successful utilization of competence in the labour market five years after graduation? Does vocational higher education result in a better match than academic generalist education. In: The European Research Network on Transition in Youth-2006 Workshop, Marseilles. 2006.
TELLES, Edward Eric. Race in another America: the significance of skin color in Brazil. Princeton. Princeton University Press, 2004.
VERHAEST, Dieter; SELLAMI, Sana; VAN DER VELDEN, Rolf. Differences in horizontal and vertical mismatches across countries and fields of study. International Labour Review, Genebra, v. 156, n. 1, 2017, p. 1-23.
VERHAEST, Dieter; VAN DER VELDEN, Rolf. Cross-country differences in graduate overeducation. European Sociological Review, Oxford, v. 29, n. 3, 2013, p. 642-653.
WITTE, James C; KALLEBERG, Arne L. Matching training and jobs: The fit between vocational education and employment in the German labour market. European Sociological Review, Oxford, v. 11, n. 3, 1995, p. 293-317.
WOLBERS, Maarten H. J. Job mismatches and their labour‐market effects among school‐leavers in Europe. European Sociological Review, Oxford, v. 19, n. 3, 2003, p. 249-266.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.