Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133867834Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Auxiliar de Docente, Avaliação, Gestão EscolarResumo
É crescente na literatura a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento mundial e, nesse sentido, faz-se necessário que exista uma estrutura com profissionais preparados para o atendimento de seus objetivos e propostas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, na percepção de docentes e auxiliares de docente, uma avaliação das atribuições destes em duas instituições de educação tecnológica pública nos municípios de São Paulo e Sorocaba. Realizou-se uma pesquisa de objetivo descritivo, abordagem qualitativa, natureza aplicada e com procedimento de pesquisa de campo na qual se aplicou um questionário eletrônico estruturado a todos os docentes e auxiliares de docente dessas unidades, em que foram relacionadas as atribuições desses profissionais, e os respondentes apontaram, segundo escala de Likert, quais são suas percepções acerca do tempo investido e qual a importância da mesma no cotidiano da estrutura de ensino. Os dados indicam que a maioria dos profissionais possuem uma percepção positiva acerca da atuação do auxiliar de docente, considerando a maior parte das atribuições com importância muito alta para o sucesso da educação profissional e tecnológica. As atribuições dos grupos de atividades técnico-operacionais e de relacionamento com os alunos foram as mais relevantes, sendo que as outras foram entendidas como complementares e menos importantes nesse contexto.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Zachary Wahl; SMITH, Matthew D. Curtner. Influence of negotiations on graduate teaching assistants’ instruction within university activity courses. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, IL, v. 37, 2018, p. 164-174.
ALHIJA, Fadia Nasser-Abu; FRESKO, Barbara. Graduate teaching assistants: how well do their students think they do? Assessment and Evaluation on Higher Education, Tel Aviv, Israel, v. 1, 2018, p. 1-12.
AYENI, Abiodun Olumide. World wide comparism of technical and vocational education: lessons for nigerian technical and vocational education sector. Journal of Education and Practice, Ibadan, Nigeria, v. 6, n. 30, 2015, p. 103-110.
BARAKI, Atakilt Hagos; KEMENADE, Everard van. Effectiveness of technical and vocational education and training (TVET): insights from Ethiopia’s reform. The TQM Journal, v. 25, n. 5, 2013, p. 492-506.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996
BRASIL. Lei n. 11.741, de 16 de julho de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em 2 set. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 2 set. 2021.
CEETEPS. Deliberação Ceeteps n. 3, de 18-7-2013: aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 2013. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.
CEETEPS. Deliberação Ceeteps n. 8, de 10-7-2014: regulamenta as atribuições dos empregos públicos, abrangidos pelo Plano de Carreira, de Empregos Públicos e Sistema Retribuitório, de que trata o artigo 40 da Lei Complementar n. 1.044, de 13 de maio de 2008, alterada pela Lei Complementar n. 1.240, de 22 de abril de 2014 e dá providências correlatas. São Paulo: Ceeteps, 2014.
CHOU, Chih-Yueh; HUANG, Bau-Hung; LIN, Chi-Jen. Complementary machine intelligence and human intelligence in virtual teaching assistant for tutoring program tracing. Computers & Education, Taipei, Taiwan, v. 57, 2011, p. 2303-2312.
FEITOZA, Andreza Santos; DUDUCHI, Marcelo. Observando a Educação Profissional e Tecnológica: momentos, contextos e visões. WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 11, 2016. Anais ... CPS, 2016.
HERNÁNDEZ, Vadim Aguilar. Desafíos de la investigación en la enseñanza técnica profesional en Cuba. Revista MENDIVE, Pinar del Río, Cuba, v. 14, n. 1, 2016, p. 1-86.
INEP. Censo da educação superior 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.
JUSTICE, Nicola; ZIEFFLER, Andrew; GARFIELD, Joan. Statistics graduate teaching assistants’ beliefs, practices and preparation for teaching introductory statistics. Statistics Education Research Journal, Minnesota, EUA, v. 16, n. 1, 2017, p. 294-319.
LIAO, Min-Yu. Taiwanese student’s perceptions of teaching assistants’ effectiveness ingroup work education. Social Work Education, Taipei, Taiwan, v. 37, n. 2, p. 2018, 250-264.
MAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. Educação Profissional no Brasil - expansão para quem? Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Brasília, v. 1, n. 1, 2019, p. 1-23.
MALARA, Maria Bernadete da Silva. Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de Estatística expressos no discurso dos formadores. São Paulo: Unesp, 2008. 309f. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
MARSHMAN, Emily; SAYER, Ryan; HENDERSON, Charles; YERUSHALMI, Edith; SINGH, Chandralekha. The challenges of changing teaching assistants’ grading practices: requiring students to show evidence of understanding. Can. J. Phys., Pittsburgh, EUA, v. 96, 2018, p. 420-437.
MAURER, Markus. Structural elaboration of technical and vocational education and training systems in developing countries: the cases of Sri Lanka and Bangladesh. Comparative Education, Zurique, Suíça, v. 48, n. 4, 2012, p. 487-503.
MEC. Sítio oficial. 2020. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso em: 2 set. 2021.
NOORUDDIN, Shirin. Technical and Vocational Education and Training for Economic Growth in Pakistan. Journal of Education and Educational Development, Karachi, Paquistão, v. 4, n. 1, 2017, p. 130-141.
OKUMU, Ibrahim Mike; BBAALE, Edward. Technical and vocational education and training in Uganda: a critical analysis. Development Policy Review, Kampala, Uganda, v. 00, n. 00, 2018, p. 1-15.
OLIVEIRA, Antonio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11, 2013. Anais ... Curitiba: PUCPR, 2013.
PETEROSSI, Helena Gemignani. A gestão dos cursos de tecnologia: rupturas e continuidades. CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE, 2, 2005. Anais ... São Paulo: PUCSP, 2005.
QUEVEDO, Margarete de. Educação Profissional no Brasil: formação de cidadãos ou de mão de obra para o mercado de trabalho? Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura da Fatec Bauru, Bauru, v. 1, n. 1, 2011, p. 147-160.
REEVES, Todd D; AD, Gili Marbach; MILLER, Kristen R; RIDGWAY, Judith; GARDNER, Grant E; SCHUSSLER, Elisabeth E; WISCHUSEN, E. William. A conceptual framework for graduate teaching assistant professional development evaluation and research. Life Sciences Education, DeKalb, Illinois, v. 15, 2016, n. 1-9.
RUTLEDGE, Chayla D; BULLARD, Morgan B; EVANS, Patricia Kohler; FILER, Janet D. The effects of cue-do-review on teaching assistant and student perceptions of learning. Education, Alabama, EUA, v. 39, n. 4, 2018, p. 187-196.
SÃO PAULO. Decreto n. 17.027, de 19 de maio de 1981: aprova o Regimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/55842. Acesso em: 2 set. 2021.
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.044, de 13 de maio de 2008: institui o plano de carreiras, de empregos públicos e sistema retribuitório dos servidores do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2008/lei.complementar-1044-13.05.2008.html. Acesso: em 2 set. 2021.
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.240, de 22 de abril de 2014: altera a lei complementar n. 1.044, de 2008, que institui o plano de carreiras, de empregos públicos e sistema retribuitório dos servidores do Ceeteps e dá outras providências. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2014/lei.complementar-1240-22.04.2014.html. Acesso em: 2 set. 2021.
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.343, de 26 de agosto de 2019: altera a Lei Complementar n. 1.044, de 2008, que institui o plano de carreiras, de empregos públicos e sistema retribuitório dos servidores do Ceeteps e dá outras providências. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/191324. Acesso em: 2 set. 2021.
UEMURA, Marise Regina Barbosa. Fatores determinantes no desempenho das escolas de ensino profissionalizante integrado ao médio: um estudo de caso dos municípios de Cotia e São Roque. São Paulo: USP, 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JÚNIOR, Antônio de. A Educação profissional no Brasil. Revista Interacções, Curitiba, v. 1, n. 40, 2016, p. 152-169.
WANG, Anyi; GUO, Dong. Technical and vocational education in China: enrolment and socioeconomic status. Journal of Vocational and Educational Training, Nova Iorque, EUA, v. 1, n. 1, 2018, p. 1-18.
WREN, Alison. Understanding the role of the teaching assistant: comparing the views of pupils with SEN and TAs with mainstream primary schools. Support for Learning, Londres, Reino Unido, v. 32, n. 1, 2017, p. 4-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.