Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867834

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Auxiliar de Docente, Avaliação, Gestão Escolar

Resumo

É crescente na literatura a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento mundial e, nesse sentido, faz-se necessário que exista uma estrutura com profissionais preparados para o atendimento de seus objetivos e propostas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, na percepção de docentes e auxiliares de docente, uma avaliação das atribuições destes em duas instituições de educação tecnológica pública nos municípios de São Paulo e Sorocaba. Realizou-se uma pesquisa de objetivo descritivo, abordagem qualitativa, natureza aplicada e com procedimento de pesquisa de campo na qual se aplicou um questionário eletrônico estruturado a todos os docentes e auxiliares de docente dessas unidades, em que foram relacionadas as atribuições desses profissionais, e os respondentes apontaram, segundo escala de Likert, quais são suas percepções acerca do tempo investido e qual a importância da mesma no cotidiano da estrutura de ensino. Os dados indicam que a maioria dos profissionais possuem uma percepção positiva acerca da atuação do auxiliar de docente, considerando a maior parte das atribuições com importância muito alta para o sucesso da educação profissional e tecnológica. As atribuições dos grupos de atividades técnico-operacionais e de relacionamento com os alunos foram as mais relevantes, sendo que as outras foram entendidas como complementares e menos importantes nesse contexto.

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Publicado

20-01-2022

Como Citar

Sousa, J. F. R. de, Azevedo, M. M. de, & Constantino, P. R. P. (2022). Auxiliar de docente no contexto do ensino tecnológico: finalidades e atribuições. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e67834, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133867834