A Prova Brasil e sua influência na organização do currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865527

Palavras-chave:

Estado avaliador, avaliação externa, Prova Brasil, currículo escolar.

Resumo

Neste texto apresenta-se análise de percepções que professores possuem sobre a influência das avaliações externas, especialmente a Prova Brasil, e quais são as repercussões que essas avaliações provocam na organização do currículo escolar. Na pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa e o método para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com professoras do ensino fundamental de uma rede municipal de educação do Estado de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que, nas percepções de um grupo de professores, as avaliações externas provocam repercussões na organização do currículo escolar, refletem no planejamento docente, diminuem a autonomia do professor, estabelecem um sentimento de competição entre e intraescolas e responsabilizam os professores pelos resultados obtidos nestas avaliações.

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Biografia do Autor

Valdinei Marcolla, Instituto Federal Catarinense

Licenciado em Pedagogia (Unioeste), Mestre em Educação e Doutor em Educação (UFPel); e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Linguagens no Instituto Federal Catarinense (IFC). Atua como professor do curso de Pedagogia do IFC – Campus Videira

Lais Perazzoli Serafini, Instituto Federal Catarinense

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Videira.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Marcolla, V., & Serafini, L. P. (2021). A Prova Brasil e sua influência na organização do currículo escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65527, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133865527