Gestão educacional com enfoque em indicadores de desempenho do balanced scorecard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863849

Palavras-chave:

Gestão de processo, balanced scorecard, gestão educacional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi propor um modelo de maturidade para gestão educacional de instituições de ensino superior com enfoque no balanced scorecard - BSC. Com base no instrumento de avaliação do sistema nacional de avaliação da educação superior - Sinaes - e no BSC foi elaborado o roadmap de gestão educacional. Este Roadmap foi avaliado por um grupo de especialistas. Pôde-se verificar que este modelo apresentou um mapa estratégico que pode funcionar como um instrumento para a orientação de esforços por melhores resultados de desempenho de unidades de ensino. A missão da unidade de ensino foi traduzida num conjunto de medidas de desempenho que servirão de alicerce para um sistema de medição e gestão estratégica. No roadmap o desempenho foi medido por quatro perspectivas balanceadas: pessoas, processos, posicionamento e performance que, por meio de um conjunto de objetivos e metas, se articularam numa relação de causa e efeito. O roadmap poderá ser utilizado na prescrição de ações estratégicas em unidades de ensino para que possam evoluir de um determinado nível de maturidade para um nível mais elevado, configurando um processo de melhoria contínua, tanto administrativa, quanto acadêmica.

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Biografia do Autor

Geraldo Magela Jardim Barra, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor da Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

24-05-2021

Como Citar

Barra, G. M. J., Silva, R. O. da, & Schocair, M. M. (2021). Gestão educacional com enfoque em indicadores de desempenho do balanced scorecard. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63849, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133863849