Satisfeitos e comprometidos: é assim a geração Y? Um estudo com professores de escolas municipais de Curitiba/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863247

Palavras-chave:

Gestão Pública, Educação, Satisfação, Comprometimento, Geração Y.

Resumo

Por este texto apresenta-se resultados de estudo que teve por objetivo analisar a influência da satisfação no comprometimento de professores da geração Y que atuam nas escolas municipais de Curitiba/PR. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva utilizando-se a Escala de Satisfação no Trabalho (Siqueira, 2008), e das variáveis de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991). Participaram da pesquisa os profissionais do magistério com até cinco anos de carreira e trinta anos de idade vinculados à rede municipal. Os dados foram tratados por meio de métodos estatísticos como medidas de tendência central, gráfico de variabilidade e modelo de regressão linear. Os resultados revelam que as dimensões de satisfação com a chefia, promoções e crescimento na carreira são as que impactam no comprometimento.

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Biografia do Autor

Aline Saldanha, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Tecnóloga em Gestão Pública e Especialista em Gestão Pública - habilitação em Gestão de Pessoas - IFPR

Tatiana dos Santos Pereira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Bacharel em Administração e Especialista em Gestão Pública - IFPR.

André Felipe Zilio da Silva

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriano Stadler, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor em Administração e Turismo

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

Saldanha, A., Pereira, T. dos S., Silva, A. F. Z. da, & Stadler, A. (2021). Satisfeitos e comprometidos: é assim a geração Y? Um estudo com professores de escolas municipais de Curitiba/PR. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63247, p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133863247