As características dos discentes de Ciências Contábeis e as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842375

Palavras-chave:

Ensino, aprendizado, impostor, memorização, desempenho

Resumo

Neste texto apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a relação entre as estratégias de aprendizagem autorregulada e as características individuais de discentes do curso de Ciências Contábeis. Aplicou-se modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais - PLS-SEM - em amostra de 364 estudantes por meio do instrumento de Zimmermann e Ponz (1986). Os resultados revelaram as estratégias empregadas, bem como a relação entre as características individuais às estratégias, reforçam a premissa de que estudantes com diferentes características empregam diferentes estratégias. A discussão dos resultados apresenta evidências que podem contribuir com o processo pedagógico de ensino, bem como fornece insights para a explicar problemas da literatura sobre a temática de aprendizagem autorregulada.

Palavras-chave: ensino; aprendizado; memorização; desempenho.

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Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n, Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900

E-mail: thiagobsilva@ufgd.edu.br

ORCID: orcid.org/0000-0002-1128-6601

Jonatas Dutra Sallaberry, UFSC

Doutorando em Contabilidade pela UFSC. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Machado Freitas, Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n, Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900

E-mail: mmf.marcelofreitas@gmail.com

ORCID: orcid.org/0000-0001-9767-7285

Leonardo Flach, Pós Doutor em Contabilidade e Finanças - MIT / EUA Professor dos programas de Pós-graduação em Contabilidade e Gestão Universitária da UFSC

Pós Doutor em Contabilidade e Finanças - MIT / EUA

Professor dos programas de Pós-graduação em Contabilidade e Gestão Universitária da UFSC

Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n, Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900

E-mail: leonardo.flach@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4316-0704

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Silva, T. B. de J., Sallaberry, J. D., Freitas, M. M., & Flach, L. (2021). As características dos discentes de Ciências Contábeis e as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842375