As características dos discentes de Ciências Contábeis e as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133842375Palavras-chave:
Ensino, aprendizado, impostor, memorização, desempenhoResumo
Neste texto apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a relação entre as estratégias de aprendizagem autorregulada e as características individuais de discentes do curso de Ciências Contábeis. Aplicou-se modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais - PLS-SEM - em amostra de 364 estudantes por meio do instrumento de Zimmermann e Ponz (1986). Os resultados revelaram as estratégias empregadas, bem como a relação entre as características individuais às estratégias, reforçam a premissa de que estudantes com diferentes características empregam diferentes estratégias. A discussão dos resultados apresenta evidências que podem contribuir com o processo pedagógico de ensino, bem como fornece insights para a explicar problemas da literatura sobre a temática de aprendizagem autorregulada.
Palavras-chave: ensino; aprendizado; memorização; desempenho.
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