Perspectiva da gestão do conhecimento e a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades

Autores

  • Antonio Amorim Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Aldaíce Damasceno Rocha Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Alfredo Eurico da Matta Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133825545

Resumo

Neste artigo objetiva-se identificar o papel que a gestão do conhecimento ocupa na educação de jovens e adultos e as práticas de gestão escolar que estão correlacionadas com as de gestão do conhecimento. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram à entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário. Os resultados apontaram para a necessidade de consolidação de práticas compatíveis com o modelo teórico da gestão do conhecimento, apresentando a possibilidade de usar técnicas e ferramentas com o intuito de efetivar melhorias no desenvolvimento educativo.   

Palavras-chave: educação de jovens e adultos, gestão do conhecimento, gestão escolar, gestão inovadora dos saberes.

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Biografia do Autor

Antonio Amorim, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia atuando no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. 

Aldaíce Damasceno Rocha, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professora da Rede estadual de ensino da Bahia. Programa de Metrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA. Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Alfredo Eurico da Matta, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutor em Educação a Distância pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em Educação pela UFBA/Université Laval, Canadá. Pesquisador do CNPQ. Professor do DMMDC e PPGEDUC da UNEB.

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Amorim, A., Rocha, A. D., & da Matta, A. E. (2017). Perspectiva da gestão do conhecimento e a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 93–105. https://doi.org/10.5902/2318133825545

Edição

Seção

Artigos