Gestão escolar democrática e qualidade de ensino: estudo de caso em uma escola municipal no interior de São Paulo

Autores

  • Alessandra Teresinha Oliveira UFSCar
  • Glauco Henrique de Sousa Mendes Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.
  • Raquel Ottani Boriolo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133825367

Resumo

Neste artigo discutem-se os impactos que o perfil do gestor escolar e a adoção da gestão democrática na escola têm na qualidade do ensino, mensurada de forma indireta a partir do desempenho da escola em avaliações externas de larga escala. Para isso, foram sistematizadas evidências desses impactos a partir da literatura de referência e da condução de um estudo de caso em uma escola municipal de pequeno porte, num município do interior do Estado de São Paulo, levantando-se dados oficiais do desempenho da escola no Ideb entre 2007 a 2013, o estilo de gestão adotada nesse período e entrevistas com dois de seus gestores. As evidências apontam que o tempo de permanência do diretor numa mesma escola é determinante para os resultados alcançados no Ideb, junto com a participação da comunidade escolar e o estilo democrático da gestão, sendo a escola estudada um retrato dos impactos desses fatores. 

Palavras-chave: gestão democrática, qualidade de ensino, gestão escolar, Ideb.

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Biografia do Autor

Glauco Henrique de Sousa Mendes, Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.

Glauco Henrique de Sousa Mendes é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.

Raquel Ottani Boriolo

Raquel Ottani Boriolo é pós-graduada em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela UFSCar e graduada em Administração.

Referências

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Oliveira, A. T., Mendes, G. H. de S., & Boriolo, R. O. (2017). Gestão escolar democrática e qualidade de ensino: estudo de caso em uma escola municipal no interior de São Paulo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 79–91. https://doi.org/10.5902/2318133825367

Edição

Seção

Artigos