Avaliação educacional: o Ideb e os sintomas da desestruturação do ensino médio

Autores

  • Arlindo Júnior Corrêa Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Monteiro Duarte Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824983

Resumo

Neste artigo procura-se produzir uma análise sobre os mecanismos de avalições educacionais desenvolvidas em âmbito nacional. Para isso o objeto de estudo foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. Esse trabalho parte da hipótese de uma possível desestruturação do ensino médio, tendo em vista que, como demostrado nos resultados do Ideb, esta etapa da educação básica sofre os sintomas de uma estagnação ou de um retrocesso em seus índices de avaliação externa. Diante desse cenário surgiu a polêmica medida provisória n. 746/16, que visa a reformar o ensino médio brasileiro, dando a ele um novo perfil.

Palavras-chave: avaliação externa, Ideb, ensino médio.

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Corrêa, A. J., & Duarte, B. M. (2017). Avaliação educacional: o Ideb e os sintomas da desestruturação do ensino médio. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 23–32. https://doi.org/10.5902/2318133824983

Edição

Seção

Artigos