Uma proposta metodológica para a leitura de textos em avaliação educacional

Autores

  • Regilson Maciel Borges UFSCar
  • José Carlos Rothen Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217115935

Resumo

O texto resulta de pesquisa que procurou identificar os modelos e regras adotados para a construção do conhecimento, os problemas considerados legítimos, os princípios básicos não problematizados e aqueles sobre os quais se busca consenso em textos considerados paradigmáticos para o campo da avaliação educacional no Brasil, que se encontram organizados em coletânea publicada em 1982, que focaliza a avaliação de programas educacionais. Utilizou-se, enquanto procedimento metodológico, a epistemologia política formulada por Rothen (2004). Da análise realizada é possível constatar que a definição do que seja avaliação é o ponto primordial para a compreensão de questões relacionadas ao seu alcance, aos seus métodos e mesmo as suas limitações. Os principais problemas apontados pelos autores enfocam, necessariamente, a questões de cunho metodológico, que acabam por incidir sobre os momentos nos quais se busca obter consenso.

Palavras-chave: avaliação educacional, textos paradigmáticos, epistemologia política.

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Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, UFSCar

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), na Linha de Pesquisa Estado, Política e Formação Humana, com financiamento do CNPq. Mestre em Educação (Estudos em Avaliação) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2008). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES) da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1-UFSCAR).

José Carlos Rothen, Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.

José Carlos Rothen é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem doutorado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior.Endereço: Rod. Washington Luiz, km 235 - 13565-905 - São Carlos - SP - Brasil.E-mail: jcr3219@yahoo.com.br.

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Publicado

23-11-2014

Como Citar

Borges, R. M., & Rothen, J. C. (2014). Uma proposta metodológica para a leitura de textos em avaliação educacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(7), 83–96. https://doi.org/10.5902/2176217115935

Edição

Seção

Artigos