O papel da gestão na formação inicial de professores com vista à educação inclusiva

Autores

  • Charline Fillipin Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110500

Resumo

Considerando o atual sistema de educação inclusiva cabe ao ensino regular fornecer a educação básica em todas as esferas. Diante disso, evidencia-se a importância do investimento na formação docente, pois é na academia que se encontra o primeiro e um dos mais importantes ambientes de instrução e troca de saberes, no qual se formam os profissionais que atuarão no amanhã. Esta pesquisa pretendeu verificar quais alternativas organizativas e estruturais a gestão da UFSM está buscando ou deve buscar para colaborar na formação inicial de professores qualificados para atuar na escola inclusiva. Em síntese, a qualidade da formação de professores para trabalhar na educação inclusiva está em construção, problemas ainda são encontrados, principalmente em relação à própria formação dos formadores. Palavras-chave: educação inclusiva, formação inicial de professores, gestão no ensino superior, políticas públicas.

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Biografia do Autor

Charline Fillipin Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial/UFSM; Especialista em Gestão Educacional/UFSM; Professora de Educação Especial da Rede de Ensino Estadual e Municipal em Júlio de Castilhos.

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação/UFRGS; Professora do Centro de Educação da UFSM.

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Publicado

08-09-2013

Como Citar

Machado, C. F., & Costas, F. A. T. (2013). O papel da gestão na formação inicial de professores com vista à educação inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(3), 73–92. https://doi.org/10.5902/2176217110500

Edição

Seção

Artigos