Efeitos da alcalose respirató¬ria, induzida por hiperventilação voluntária, no tempo de corrida dos 400 metros rasos
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648350Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da alcalose respiratória induzida por hiperventilação voluntária, no tempo de uma corrida de 400 metros rasos. Peso, estatura, sintomas durante a hiperventilação e o tempo de corrida nos 400 m de 20 estudantes da Universidade Federal de Santa Maria foram coletados com um intervalo de sete dias. A corrida sem hiperventilação foi primeiro registrada e sete dias mais tarde, precedida por um período de dois minutos de hiperventilação, o segundo tempo de corrida foi registrado em segundos. O teste t dependente mostrou uma redução significante (p=0,034) na segunda corrida, após a hiperventilação. Conclui-se que, para este grupo de 20 estudantes, dois minutos de hiperventilação reduziram o tempo na corrida de 400 m.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.