Perfil sociológico do repórter-amador no Agreste de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X73452

Palavras-chave:

Repórter-amador, Jornalismo, Disposições Sociais, Notícia

Resumo

Com os aportes teórico e metodológico de uma sociologia à escala do indivíduo, de Lahire (2002; 2004; 2005; 2006; 2010a; 2010b), apresentamos, a partir de entrevistas em profundidade, o perfil sociológico de um ator, no Agreste de Pernambuco, que produz notícia na internet à revelia dos conglomerados de comunicação. Por fim, considera-se que o repórter-amador (BORGES, 2015) desenvolveu seu próprio espaço noticioso com uma disposição social para melhorar a qualidade de vida em sua cidade.

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Biografia do Autor

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, especialista em História Contemporânea e graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social e professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação, da UFPE. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de redes e tecnologias sociais, mídias digitais, mídias sonoras, rádio expandido, comunicação e educação popular, política e cultura participativa. É autora do livro "O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum" e uma das organizadoras dos livros "Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação - artigos acadêmicos e relatos profissionais", volumes 1 e 2.

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Coordenador da Pós-Graduação de Comunicação e Inovação Social, da UFPE. Jornalista e professor adjunto do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Jornalista e mestre em Comunicação também pela UFPE.

Rodrigo Miranda Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da UFPE-CAA, no Núcleo de Design e Comunicação. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus Ielusc (2007), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Comunicação, Teorias da Comunicação, Materialidades da Comunicação, Teoria do Meio, Escola de Toronto de Comunicação, Antropologia da Técnica, Filosofia da Técnica, Harold Innis e Marshall McLuhan. 

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Borges de Oliveira, S., Gouveia Moreira, D., & Miranda Barbosa, R. (2024). Perfil sociológico do repórter-amador no Agreste de Pernambuco. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X73452

Edição

Seção

Artigos