Empresas e empreendimentos turísticos da região leste do Uruguai: uma aproximação ao estado de situação no contexto da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X48569Palavras-chave:
Empresas e emprendimentos, Região Leste do Uruguai, Emergência de saúdeResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em junho de 2020, por meio de um questionário enviado a empresas e empreendimentos turísticos localizados na região leste do Uruguai; com o objetivo de entender sua situação no contexto da emergência de saúde causada pelo COVID-19. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que: a maioria das empresas consultadas não estavam operativas, devido ao período de temporada baixa e à pandemia; a maioria das empresas não teve acesso às medidas oficias de mitigação, e por último, prevaleceu a perspectiva que o turismo doméstico será relevante para a reativação das atividades.
Downloads
Referências
ABDULA, M. Crise e procura turística na pesquisa em turismo: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Turismo & Desenvolvimento n.o 32 ( 97 - 112 ) 2019.
ALTMARK, S. Ideas para el turismo uruguayo ante el impacto del Covid-19. Grupo de Investigación en Economía y Estadísticas de Turismo (GIEET), Instituto de
Estadística (IESTA) - FCEA – Udelar, 2020a.Disponible en: http://www.iesta.edu.uy/wp-content/uploads/2020/05/Nota_tecnica_Reflexiones_en_tiempos_de_Pandemia_5.pdf.
_____________ El turismo en Uruguay en tiempos de coronavirus. Grupo de
Investigación en Economía y Estadísticas de Turismo (GIEET), Instituto de
Estadística (IESTA) - FCEA – Udelar, 2020b. Disponible en: http://www.iesta.edu.uy/wp-content/uploads/2020/04/Nota_tecnica_Reflexiones_en_tiempos_de_Pandemia_2.pdf
_____________Empleo turístico en Uruguay ante la actual coyuntura. Grupo de Investigación en Economía y Estadísticas de Turismo (GIEET), Instituto de
Estadística (IESTA) - FCEA – Udelar, 2020c. Disponible en: http://www.iesta.edu.uy/wp-content/uploads/2020/04/Nota_tecnica_Reflexiones_en_tiempos_de_Pandemia_1.pdf
CAMPODÓNICO, G. & ZORZI, M. De lo inhóspito al glamour: narrativas sobre las transformaciones de Punta del Este, Uruguay, en la mirada de los antiguos residentes. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 11(2), 1-15, 2019.
DE SÁ, F. Z. Mobilidade da produção científica sobre Turismo e Covid-19. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 12 (3 Especial Covid-19), 1-12. 2020.
DÍAZ PELLICER, L. El turismo receptivo en Uruguay (1930-1986). Documento On Line N° 27/Reedición, Febrero, 2012.
HOSTELTUR. Empresas de turismo y viajes de Uruguay están en el CTI. Disponible en:https://www.hosteltur.com/lat/136196_empresas-de-turismo-y-viajes-de-uruguay-estan-en-el-cti.html
HERNÁNDEZ, M. Un enfoque sistémico para entender y afrontar la crisis turística. Capítulo 3. Coord. Moisés Simanca Cruz, Raúl Hernández Martín y Noemi Padrón Fumero. Cátedra de Turismo. Universidad de la Laguna, España, 2020.
LICKORISH, L; JENKINS, C. Introdução ao turismo. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 2000.
MANTECÓN, A. La crisis sistémica del turismo: una perspectiva global en tiempos de pandemia. Capítulo. Turismo pos- COVID-19. Reflexiones, retos y oportunidade. Coord. Moisés Simanca Cruz, Raúl Hernández Martín y Noemi Padrón Fumero. Cátedra de Turismo. Universidad de la Laguna, España, 2020.
MIEM. Informe de avances. Documento online. Disponible en:https://www.gub.uy/ministerio-industria-energia-mineria/sites/ministerio-industria-energia-mineria/files/documentos/noticias/informe_avance_miem-dinapyme.pdf, Montevideo, 2020.
MINTUR. Plan Nacional de Turismo Sostenible Uruguay 2030 , Montevideo, 2019.
OMTa. Barómetro OMT del Turismo Mundial, mayo 2020 – Con especial enfoque en el impacto de la COVID-19, OMT, Madrid, 2020.
OMTb. COVID-19: Ante todo, las personas. Disponible en: https://www.unwto.org/es/turismo-covid-19 2020.
URUGUAY.Ley N° 19.253. 28 de Agosto de 2014. Ley Nacional de Turismo. Publicada el 9 de septiembre de 2014. Montevideo.Tomo 1. Página 276.
___________Decreto 504/007. 02 de Enero de 2008. Reformulación de la categorización de micro, pequeñas y medianas empresas.Montevideo.Tomo: 2. Página: 1485.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.