REVOLUÇÃO FARROUPILHA EM CENA: REPRESENTAÇÃO, VIOLÊNCIA E MEMÓRIA NO JORNAL O POVO E NO FILME O TEMPO E O VENTO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X17090Resumo
Resumo: Este artigo aborda o modo como as temáticas da violência e da guerra são representadas em discursos de ordem ficcional e não-ficcional,com o intuito de verificar qual a memória histórico-social constituída. Os objetos analisados são o jornal O Povo e o filme O tempo e o vento. O periódico emite uma opinião exclusiva sobre os temas, enquanto filme superestima outros elementos em detrimento da problemática da violência.
Palavras-chave: Guerra, Violência, Memória, O Povo, O tempo e o vento.
Revolución Farroupilha en escena: la representación , la violencia y la memoria en el periódico O Povo y la película O tempo e o vento
Resumen: Este artículo aborda el modo como las temáticas de la violencia y de la guerra son representadas en discursos de orden ficcional y no-ficcional, con el objetivo de verificar cual es la memoria histórico-social constituida. Los objetos analizados son el periódico El Pueblo y la película El tiempo y el viento. Constatamos que el periódico emite una opinión exclusiva sobre los temas, mientras película enfatiza otros elementos en detrimento de la problemática de la violencia.
Palabras clave: Guerra; Violencia; Memoria; El Pueblo; El tiempo y el viento.
Farroupilha Revolution on the scene: representation, violence and memory in the newspaper O Povo and in the movie O tempo e o vento
Abstract: This paper addresses how the themes of violence and war are represented in discourses of fictional and non-fictional order in order to verify which is the historical-social memory formed. The objects of study are the newspaper O Povo and also the movie O tempo e o vento. The periodical emit a unique view on the topics, and the movie overestimates other elements to the detriment of the problematic of violence.
Keywords: War, Violence, Memory ,O Povo, O tempo e o vento.
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