O USO DO CONTRATO DE LEITURA NA CARACTERIZAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA DAS REVISTAS ESPECIALIZADAS

Autores

  • Rafaela Samagaia Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Reinaldo Guilherme Bechler Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Demétrio Delizoicov Profesor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X13446

Resumo

O uso do contrato de leitura na caracterização dos discursos sobre ciência das revistas especializadas


Resumo: O presente trabalho apresenta três modelos distintos para os discursos sobre a ciência propostos em revistas especializadas, comumente chamadas de divulgação científica. Eles foram obtidos à luz da teoria do Contrato de Leitura de Eliseo Veron e a partir da análise de um corpus de 36 revistas francesas. O artigo discute ainda o papel epistemológico da divulgação científica e a sua contribuição na construção da ciência.

Palavras-chave: Comunicação científica, epistemologia, contrato de leitura.

 


El uso del Contracto de Lectura en la caracterización de los discursos acerca de la ciencia das revistas

Resumen: El trabajo presenta tres modelos para los discursos acerca de la ciencia, propuesto en revistas especializadas, comúnmente llamadas de Divulgación Científica. Ellos fueran obtenidos a la luz de la teoría del Contracto de Lectura, de Eliseo Verón, y del análisis de un corpus de 36 revistas francesas. El artículo también analiza el papel epistemológico de la comunicación de la ciencia, y su contribución para la construcción de la ciencia.

Palabras clave: comunicación científica, epistemología, Contracto de Lectura


Using the «Reading Agreement» to understand the discourses about science in specialized magazines

Abstract: This paper presents three models of discourses about science proposed on specialized magazines frequently called scientific popularization or public understanding of science. They considerer the theory of «Reading Agreement» proposed by Eliseo Veron and where constructed with data from 36  magazines in specialized french press. This paper discusses also the epistemological role of the scientific popularization and it’s epistemological contribution to the construction of science.

Key words: public understanding of science, epistemology, Reading Agreement

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Biografia do Autor

Rafaela Samagaia, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT / UFSC). Rafaela é ainda    licenciada e bacharel em Física pela UFSC, mestre em Educação científica (PPGECT / UFSC) e mestre em Comunicação científica pela Universidade de Genebra (UNIGE - Suíça).

Reinaldo Guilherme Bechler, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutorando do programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT / UFSC). Reinaldo é ainda licenciado em História (UFMG), doutor em História Contemporânea pela Julius-Maximillians- Universität Würzburg e pós-doutor em História da Ciência (UFMG)

Demétrio Delizoicov, Profesor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT / UFSC). Demétrio é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-10-17

Como Citar

Samagaia, R., Bechler, R. G., & Delizoicov, D. (2014). O USO DO CONTRATO DE LEITURA NA CARACTERIZAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE CIÊNCIA DAS REVISTAS ESPECIALIZADAS. Cadernos De Comunicação, 18(1). https://doi.org/10.5902/2316882X13446

Edição

Seção

Dossiê Temático: Divulgação Científica