Entre Nietzsche e Husserl: Foucault na Encruzilhada
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378664544Parole chiave:
Foucault, Nietzsche, HusserlAbstract
pretende-se tensionar a tese, difundida no Brasil de que Foucault é um filósofo nietzschiano, mostrando que seu pensamento pode e deve ser visto sempre em confluência com outros pensadores, formando o que se pode chamar de uma comunidade de pensamento. Para isso, busca-se mostrar a singularidade do pensamento de Foucault, seja em relação àquele de Nietzsche, seja a de Husserl, acentuando alguns de seus pontos de convergência e divergência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARALDI, C.L.; VALEIRÃO, K.(orgs.). Os herdeiros de Nietzsche: Foucault, Agamben e Deleuze.Pelotas: NEPFil online, 2016.BRAUNSTEIN, J-F. Bachelard, Canguilhem, Foucault. Le ‘style français’ en épistémologie, In: WAGNER, Pierre (org.). Les Philosophes et la Science. Paris: Gallimard, 2002. 920-963.
CARVALHO, A.F. Foucault: atualizador da genealogia nietzschiana.Cadernos Nietzsche. 30, 2012: 221-249.FOUCAULT, M. Dits et écrits. Tomes I-IV. Paris: Gallimard,1994.
FOUCAULT, M. Histoire de la folie.Paris: Gallimard,1972.
FOUCAULT, M. L’archéologie du savoir.Paris: Gallimard,1969.LEBRUN, G. Note sur la phénoménologie dans Les mots et les choses. In:V.V.A.A.Michel Foucault philosophe. Paris: Seuil, 1989.
MACHADO, R. Ciência e Saber: A trajetória da arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
NALLI, M. Curar o louco, corrigir o imoral: A questão foucaultiana da cura em Histoire de la folie. In: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.et al. Estudos com Michel Foucault: Transversalizando em Psicologia, História e Educação, Curitiba: CRV, 2015, 193-214.
NALLI, M. Há ainda alguma relevância à arqueologia? Considerações entre história dos discursos de verdade e de poder. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), v. 2, 215-231, 2019.
NALLI, M. O conhecimento científico como problema: algumas notas sobre o debate Husserl-Foucault. Síntese.Belo Horizonte, v. 33, n.106, 181-198, 2006.
NALLI. M. Foucault e a fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2006.NIETZSCHE, F.Genealogía de la moral. Un escrito polémico.Int. trad e notas de Andrés Sánchez Pascual. Madrid: Alianza Editorial, 1975.
NIETZSCHE, F. Opere.Edizione italiana diretta da G. Colli e M. Montinari. 8 vols. 1972.PAVINI, R. A experiência trágica da loucura em Foucault: uma inspiração nietzschiana?. In: ARALDI, C.L.; VALEIRÃO, K.(orgs.). Os herdeiros de Nietzsche: Foucault, Agamben e Deleuze. Pelotas: NEPFil online, 2016. 149-170.
PINHO, L.C. A presença de Nietzsche na obra de Foucault: mais do que uma afinidade filosófica. Princípios.V. 16, n. 26, jul./dez. 2009: 167-187.
PORTOCARRERO, V. Foucault: a história dos saberes e das práticas.In: PORTOCARRERO, V. (org.). Filosofia, História e Sociologia das Ciências: Abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed.Fiocruz, 1994.
VAN de WIELLE, J. L’histoire chez Michel Foucault: Le sens de l’archéologie. Revue Philosophique de Louvain. Louvain (Belgique), 81 (52): 601-633, 1983.VEYNE, P. Foucault révolutionne l’histoire. In: Comment on écrit l’histoire.Paris: Seuil, 1978.YAZBEK, A.C.
A herança às avessas da fenomenologia de Husserl no pensamento de Michel Foucault: da epistemologia francesa e da arqueologia como contra-fenomenologias. Revista Ética e Filosofia Política.N. XX, vol. I, junho de 2017: 168-186.
YAZBEK, A.C. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis: Vozes, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-04-12 (3)
- 2022-04-11 (2)
- 2021-04-26 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
La presentazione degli originali a questa rivista implica il trasferimento, da parte degli autori, dei diritti di pubblicazione stampate e digitali alla stessa, fatta eccezione dei diritti d'autore, che per gli articoli pubblicati rimangano all’autore, con diritti periodici sulla prima pubblicazione. Gli autori possono utilizzare gli stessi risultati solo in altre pubblicazioni che indicano chiaramente questa rivista come pubblicazione originale. Poiché siamo una rivista ad accesso aperto, consentiamo l'uso gratuito di articoli in applicazioni educative, scientifiche e non commerciali, a condizione che venga menzionata esplicitamente la fonte.