Por uma ética do recolhimento: um diálogo entre E. Levinas e A. Badiou
DOI :
https://doi.org/10.5902/2179378643598Mots-clés :
Ética, Levinas, Badiou, Recolhimento, Coronavírus.Résumé
Nesse artigo articulamos um diálogo entre E. Levinas e A. Badiou em torno da possibilidade de uma ética na conjuntura pandêmica global. Apresentamos as propostas levinasianas de uma ética do rosto e uma ética do acolhimento analisando sua impossibilidade diante da necessidade de máscaras e do isolamento. Em seguida, verificamos a hipótese de Badiou acerca de uma ética das verdades, argumentando como, diante do acontecimento coronavírus, ela se desenvolve em uma ética do recolhimento. Assim, a ética do recolhimento se torna adequada para a situação de pandemia porque mantém a fidelidade à verdade do acontecimento e possibilita a acessibilidade posterior ao rosto e ao acolhimento.Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. Distanziamento sociale. Quodlibet. Macerata, 6 abr. 2020. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-distanziamento-sociale>. Acesso em: 14 abr. 2020.
BADIOU, Alain. Being and Event. New York: Continuum, 2005.
BADIOU, Alain. Ethics: An essay on the understanding of Evil. New York: Verso books, 2002.
DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Levinas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Que é isto, a filosofia? : Identidade e diferença. Petrópolis, RJ; São Paulo: Vozes; Duas Cidades, 2006.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
LEVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. São Paulo: Loyola,
NANCY, Jean Luc. Communovirus. Verso books. New York, 27 mar. 2020. Disponível em: <https://www.versobooks.com/blogs/4626-communovirus>. Acesso em: 14 abr. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).