Fenomenologia do corpo em Michel Henry: uma leitura a partir da imanência subjetiva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378636638

Mots-clés :

Michel Henry, Imanência, Corpo subjetivo, Corpo transcendental

Résumé

O presente estudo visa apresentar o tema do corpo em Michel Henry mais especificamente, o corpo subjetivo a partir da imanência absoluta. As teorias clássicas e fenomenológicas investigaram a questão do corpo e deram suas contribuições, no entanto, foram constituídas a partir de uma relação transcendental. Para desenvolver o argumento do corpo subjetivo é fundamental compreender a noção de imanência, que será apresentada no primeiro momento da pesquisa. Posteriormente, será trabalhada a temática sobre o corpo subjetivo e por último, realizada uma contraposição com corpo transcendental. Assim, este ensaio busca sustentar a tese de que na fenomenologia de Henry existirá o corpo subjetivo desde que esse possa ser constituído a partir da imanência absoluta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Silvestre Dallek Grzibowski, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor em filosofia e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Références

DEPRAZ, Natalie. La traduction de Leib, une crux Phaenomenologica. In:

HUSSERL, E. Sur l´intersubjectivité I. Paris: Épiméthée, 2001. P. 386-387.

GRZIBOWSKI, Silvestre. Fenomenologia da subjetividade: vida, corpo e o cuidado ético em Michel Henry. In: CESCON, Everaldo (org.). Ética e Subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

HENRY, Michel. A barbárie. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

HENRY, Michel. Encarnação: uma filosofia da carne. Trad. Florinda Martins. Portugal: Círculo de Leitores, 2000.

HENRY, Michel. Auto donation. Entretiens et conferences. Paris: Beauchesne, 2004

HENRY, Michel. Fenomenología material. Trad. Javier Teira y Roberto Ranz. Madrid: Ediciones Encuentro, 2009.

HENRY, Michel. Filosofia e fenomenologia do corpo: ensaio sobre a ontologia biraniana. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

HENRY, Michel. Fenomenologia não-intencional. Trad. José Rosa. LusoSofia: Press, 1992. Disponível em: www.lusosofia.net.

HENRY, Michel. L’essence de la manifestation. Paris: PUF, 2011.

HENRY, Michel. O começo cartesiano e a ideia de fenomenologia. Trad. Adelino Cardoso. Covilhã: LusoSofia: Press, 2008. Disponível em: www.lusosofia.net.

HENRY, Michel. Phénoménologie de la vie. Tome IV Sur l´éthique et la religion. Paris: Puf, 2004.

HUSSERL, E. A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental uma introdução à filosofia Fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2012.

LECLERCQ, Jean. “Ter dois corpos”: vida, afetividade e sexualidade em Michel Henry. Trad. Maria Cândida Teixeira. In:

ANTÚNEZ, Andrés Eduardo Aguirre; MARTINS, Florinda; FERREIRA, Maristela Vendramel (Orgs.). Fenomenologia da vida de Michel Henry: interlocução entre filosofia e psicologia. São Paulo: Escuta, 2014, p.173-193.

KOWALSKA – DOUFOUR, Gabrielle. Michel Henry un philosophe de la vie de la praxis. Paris: Vrin, 1980.

Publiée

2019-04-30