Meu corpo, minha vontade, minha dança

Auteurs

  • Daniele da Silva Faria Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378634123

Mots-clés :

Corpo, Principium individuationis, Dança

Résumé

Tendo sido convidada a palestrar na quarta edição do colóquio “Para saber mais Schopenhauer”, realizado na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, no corrente ano, elaborei uma breve comunicação, dado o limite de tempo, sobre o conceito de corpo na teoria metafísica de Schopenhauer. No entanto, no primeiro dia desse encontro, assistimos a duas conferências acerca da metafísica do belo, especificamente a respeito da hierarquia das artes e da metafísica da música. Depois da exposição de um dos palestrantes sobre essa hierarquia, foi aberto um tempo determinado para perguntas. Nesse tempo levantei a seguinte questão: onde se situa a dança na hierarquia schopenhaueriana? Muitos dos presentes arriscaram seus palpites, especularam, mas nenhum foi provedor de uma resposta satisfatória o bastante. Como havia dois dias até a data de minha conferência no encontro, resolvi pensar essa questão e arriscar minhas próprias conclusões, ainda que prematuras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniele da Silva Faria, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Mestranda PPGFIL – UFSCar.

Références

SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Editadas e comentadas criticamente por Wolfgang Frhr. Von Löhneysen. Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1974.

SCHOPENHAUER, Arthur. Fragmentos para a História da Filosofia. Tradução Maria Lucia Cacciola. São Paulo: Iluminuras, 2003.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo Como Vontade e Como Representação. Trad. Jair Lopes Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

JANAWAY, Christopher (org.). The Cambridge Companion to Schopenhauer. Cambridge: University Press.

PLATON. Oeuvres Complètes. Tome XI (1a. parte). Paris: Les belles lettres, 1992.

Téléchargements

Publiée

2010-12-01

Comment citer

Faria, D. da S. (2010). Meu corpo, minha vontade, minha dança. Voluntas: International Journal of Philosophy, 1(2), 48–67. https://doi.org/10.5902/2179378634123

Numéro

Rubrique

Études Schopenhaueriennes