NARRATIVAS E PRÁTICAS REFLEXIVAS: TRAVESSIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Vera Maria Ramos de Vasconcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Antonia Simone Coelho Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Marcia de Oliveira Gomes Gil Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864255

Palavras-chave:

Narrativas, Práticas Reflexivas, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

O objetivo é apresentar uma metodologia de trabalho, focada no processo de formação de professores, tendo por princípio as trocas de experiências e narrativas entre grupos de alunas já professoras, ex-normalistas e novatas - naïve, na faculdade de Educação, dentro de uma disciplina intitulada Pesquisa e Prática Pedagógica, realizada em quatro semestres consecutivos e em dois períodos (2012 – 2014; 2016 -2018). Buscou-se um aporte reflexivo de práticas educativas, com alunos em diferentes momentos de formação. A criação de espaço de interlocução e reflexão continuada, foi a principal ferramenta metodológica, utilizada. Não só como elemento de socialização, elaboração e ressignificação de saberes da prática, mas também no processo de tencionar diálogos na formação docente. Os processos inerentes aos fazeres e saberes constitutivos das práticas cotidianas da Educação Infantil e as experiências de formação docente foram o foco da disciplina (teórico-prática) e a relação ensino-pesquisa. A proposta de discussões em pequenos grupos, o espaço da narrativa e a criação de vínculos aparecem como elementos potentes no processo de formação, indicando mudanças subjetivas significativas na trajetória pessoal e profissional das alunas/professoras. A modalidade de pesquisa-ação-formação (SUÁREZ, 2008) foi mais democrática à medida em que se configurou em um processo de co-construção do conhecimento.

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Publicado

17-08-2022

Como Citar

Vasconcellos, V. M. R. de, Gomes, A. S. C., & Gil, M. de O. G. (2022). NARRATIVAS E PRÁTICAS REFLEXIVAS: TRAVESSIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Sociais E Humanas, 34(3). https://doi.org/10.5902/2317175864255

Edição

Seção

Artigos Livres