CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES – RS

Autores

  • Estela Mallmann
  • Mauricio Cavalheiro
  • Pablo Mello
  • Darlan Magro
  • Luciane Dittgen Miritz ufsm
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

Consumo de leite, Caracterização do Consumo, Agronegócio

Resumo

Um dos principais produtos agropecuários no Brasil e no mundo, o leite tem importante papelnão só economicamente, mas também como um dos alimentos mais completos e fundamentais na alimentação humana. No Brasil, seu consumo
ainda está abaixo dos países desenvolvidos e das recomendações do Ministério da Saúde. Tendo em vista a tendência de crescimento do consumo em países emergentes, impulsionados pelo aumento da população, da renda familiar, por
novos hábitos alimentares e pela maior oferta deprodutos lácteos, descobrir o perfil do consumidor torna-se de extrema importância, pois se podem traçar ações que colaborem para o desenvolvimento da produção e do consumo de leite. Dessa forma este trabalho tem como objetivo identificar o perfil e as preferências do consumidor de leite,
em Palmeira das Missões, avaliando qual é a percepção dos consumidores sobre os diferentes atributos do leite. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 427 questionários aplicados, nos quais foram avaliados os seguintes aspectos: caracterização do perfil do entrevistado; variáveis que interferem na hora da compra; hábitos de consumo e preferência em alimentos que substituem o leite; elasticidade da compra em relação à renda e ao
preço do produto; e comportamento ante a oferta de um produto diferenciado no mercado. Os principais
resultados do trabalho indicaram que, dentre os entrevistados, 85% consomem leite, sendo que 36,1% preferem consumi-lo com a adição de café. Quanto ao produto que melhor substitui o leite, 36,8% dos respondentes destacaram o iogurte. Em relação aos fatores que podem orientar a compra, destacam-se a embalagem longa vida, o
tipo de leite integral e a qualidade como principais fatores determinantes. Já com relação à quantidade
ideal para embalagem, destaca-se a preferência para o tradicional 1 litro, embora também seja evidenciada
a demanda por uma embalagem menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professor Adjunto do Mestrado em Administração da UFSM

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

Mallmann, E., Cavalheiro, M., Mello, P., Magro, D., Miritz, L. D., & Coronel, D. A. (2012). CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES – RS. Revista Sociais E Humanas, 25(2), 295–308. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3280

Edição

Seção

Artigos Livres