LINGUAGEM E SOCIEDADE: CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175828559Palavras-chave:
Variação linguística, Crenças e atitudes linguísticas, Ensino, ALiBResumo
O presente trabalho buscou verificar as crenças e atitudes linguísticas dos alunos do ensino médio (primeiro, segundo e terceiro ano) do ensino médio da Escola Estadual Felisbelo Jaguar Sussuarana, na cidade de Santarém/Pa. Para tanto, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos às seis questões metalinguísticas presentes no Questionário do Atlas Linguístico do Brasil (COMITÊ NACIONAL DO ALiB, 2001). O corpus é composto por dados obtidos com 60 alunos/informantes entre 15 e 19 anos de idade. Verificou-se que a maioria dos informantes reconhece as diferenças de falares entre os moradores da cidade de Santarém e demais localidades.
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