A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro

Autores

  • Mauro Gaglietti

Palavras-chave:

Datas cívicas, Brasil, Cultura

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.

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Como Citar

Gaglietti, M. (2010). A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro. Revista Sociais E Humanas, 16(1), 69–83. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224

Edição

Seção

Artigos Livres