A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro

Autores/as

  • Mauro Gaglietti

Palabras clave:

Datas cívicas, Brasil, Cultura

Resumen

O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.

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Cómo citar

Gaglietti, M. (2010). A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro. Revista Sociais E Humanas, 16(1), 69–83. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224

Número

Sección

Artigos Livres