A RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores/as

  • Fabrício Castagna Lunardi

Palabras clave:

Responsabilidade, Fornecedor, Consumidor.

Resumen

O instituto da responsabilidade civil evoluiu rapidamente nas duas últimas décadas, tendo-se, hodiernamente, um novo conceito, que é assentado na solidariedade social e na efetiva reparação dos danos aos consumidores. Cria-se, assim, um novo modelo de responsabilidade, a responsabilidade civil legal. No âmbito das relações de consumo, a responsabilidade civil do fornecedor pode emergir em decorrência de diversas espécies de vícios dos produtos. Haverá, com isso, a responsabilidade civil por vícios de inadequação ou por vícios de insegurança, que recebem tratamento jurídico diferenciado pelo Código de Defesa do Consumidor. Ao fim, observa-se claramente que o regramento que é dispensado à matéria tem reflexo imediato na segurança dos consumidores, uma vez que impõe aos fornecedores o dever de colocar no mercado produtos indenes de vícios, sob pena de responsabilização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Castagna Lunardi

Advogado da União, professor universitário, bacharel em direito e especialista em Direito Civil pela Universidade Federal de Santa Maria.

Cómo citar

Lunardi, F. C. (2009). A RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Revista Sociais E Humanas, 21(1), 21–30. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/769

Número

Sección

Artigos Livres