Do golpe ao governo Bolsonaro: a reforma do ensino médio e o estado do Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175874186

Palabras clave:

Impeachment da Dilma, Políticas educacionais braileira, Reforma do Ensino Médio, Paraná

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar as vicissitudes e as principais dificuldades encontradas com a reforma do Ensino Médio no Paraná. Buscamos identificar e apontar, por meio de uma linha do tempo, que parte do governo Dilma até o governo Bolsonaro (o qual legitimou tal reforma), com isso, tendo por base as consequências no Brasil, expomos os obstáculos já vivenciados no Paraná como um modo de compreender as interferências curriculares. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, em que se utilizou de documentos, leis, artigos e outras fontes teóricas que serviram de base e fundamento para esta pesquisa, trazendo reflexões e inquietações acerca da Reforma do Ensino Médio no Paraná. Por fim, nossos apontamentos destacam a importância da educação, bem como o rompimento com políticas públicas que vão ao encontro do capital, retomando a perspectiva de uma educação emancipadora que evidenciem os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Vanessa Domingos Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro. Especialista em Educação do Campo pela FAMART. Graduada em Pedagogia pela Unicentro. Membra do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (MOVECAMPO) da Unicentro. Atualmente é professora colaboradora da Unicentro. Email: vanessatoledo@unicentro.br

Samuel Vitorio Barbosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava-PR. Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e membro do grupo de Pesquisa Ética, Política e Cidadania – UNICENTRO.

Ligiane Regina Poruczenyski, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava-PR. Especialista em em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora de Educação Infantil do Município de Guarapuava/PR. 

Carlos Eduardo Laurentino Brancher, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Guairacá. Professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

Angela Terezinha Oliveira Brancher, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava-PR. Especialista em Neuropedagogia pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale). Especialista em Gestão e Organização Escolar (Univale). Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais (Univale). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Guairacá. Professora da rede municipal de Guarapuava/PR. 

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Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Toledo, V. D., Barbosa, S. V., Poruczenyski, L. R., Brancher, C. E. L., & Brancher, A. T. O. (2025). Do golpe ao governo Bolsonaro: a reforma do ensino médio e o estado do Paraná. Revista Sociais E Humanas, 38, e74186. https://doi.org/10.5902/2317175874186

Número

Sección

Artigos Livres