RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES

Autores/as

  • Rodrigo dos Santos Branco Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Palabras clave:

Desenvolvimento econômico, commodities

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar detidamente a evolução dos preços das commodities no período recente, à luz dos efeitos provenientes do fato, de acordo com a teoria de desenvolvimento das economias agrário-exportadoras de Raul Prebisch. Na introdução, é exposto o cenário recente de alta dos preços das commodities, os reflexos disso no Brasil e a conexão com a análise de Prebisch. Na segunda seção, analisamos individualmente a evolução dos preços das commodities e seus efeitos. Em seguida, na terceira seção, evidenciamos a correlação entre preços de exportação e preços das commodities exportadas pelo Brasil. Na quarta seção, é traçado o quadro da evolução do comércio externo brasileiro, com destaque no crescimento da participação da China. Por fim, a quinta seção é dedicada a apontar os efeitos de uma economia voltada para a exportação de produtos primários, seus efeitos deletérios e possíveis políticas de governo a fim de absorver as vantagens comparativas em tais produtos para a economia como um todo, mais uma vez à luz de Prebisch e sua análise sobre as economias baseadas na exportação de produtos básicos, ou seja, as commodities de hoje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo dos Santos Branco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Mestre em Economia com especialidade em Economia Internacional e Bancária, sendo professor substituto na FCE/UERJ e Economista da Funcex.

Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Branco, R. dos S. (2013). RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 197–216. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398

Número

Sección

Artigos Livres