RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES

Autores

  • Rodrigo dos Santos Branco Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, commodities

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar detidamente a evolução dos preços das commodities no período recente, à luz dos efeitos provenientes do fato, de acordo com a teoria de desenvolvimento das economias agrário-exportadoras de Raul Prebisch. Na introdução, é exposto o cenário recente de alta dos preços das commodities, os reflexos disso no Brasil e a conexão com a análise de Prebisch. Na segunda seção, analisamos individualmente a evolução dos preços das commodities e seus efeitos. Em seguida, na terceira seção, evidenciamos a correlação entre preços de exportação e preços das commodities exportadas pelo Brasil. Na quarta seção, é traçado o quadro da evolução do comércio externo brasileiro, com destaque no crescimento da participação da China. Por fim, a quinta seção é dedicada a apontar os efeitos de uma economia voltada para a exportação de produtos primários, seus efeitos deletérios e possíveis políticas de governo a fim de absorver as vantagens comparativas em tais produtos para a economia como um todo, mais uma vez à luz de Prebisch e sua análise sobre as economias baseadas na exportação de produtos básicos, ou seja, as commodities de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Branco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Mestre em Economia com especialidade em Economia Internacional e Bancária, sendo professor substituto na FCE/UERJ e Economista da Funcex.

Downloads

Publicado

06-06-2013

Como Citar

Branco, R. dos S. (2013). RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 197–216. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398

Edição

Seção

Artigos Livres