ECA, políticas culturais e participação cidadã de sujeitos de 00 a 12 anos no Brasil: uma análise sobre o Plano Nacional de Cultura e suas lacunas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175844010

Palabras clave:

Políticas Culturais, Instituições Participativas, Direitos Culturais, Plano Nacional de Cultura, Infância

Resumen

O presente trabalho apresenta algumas reflexões acerca dos limites relativos aos direitos infantis estabelecidos no Brasil por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 32 anos de promulgação em julho. Assumindo uma perspectiva das instituições participativas estabelecidas por meio da Constituição de 88, as quais oportunizam espaços de decisão direta da sociedade civil em processos de governança determinados, focamos nos direitos culturais dos sujeitos de 00 a 12 anos inscritos no processo de elaboração, implementação, acompanhamento e análise do Plano Nacional de Cultura – PNC, vigente no decênio 2010-2020. Problematizamos acerca da não inclusão das crianças nas instâncias e instituições de participação da sociedade civil no país, ainda que tais ferramentas tenham se multiplicado em termos numéricos e de diversidade de agentes nos últimos 20 anos, e em que medida essa não participação se reflete nos resultados das políticas para crianças no bojo do próprio PNC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabela Fernanda Azevedo Silveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Doutoranda no Pós-Cultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na linha Cultura e Desenvolvimento. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2011) com a dissertação O LUGAR DO ESPECTADOR NA DRAMATURGIA DE ARMAND GATTI: ENGAJAMENTO POLÍTICO, COOPERAÇÃO TEXTUAL E PERFORMATIVIDADE, é também Bacharel em Interpretação Teatral (2006) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral e gestão pública ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, infância, gestão e produção cultural, teatro, ações educativas, formação de platéia. 

Citas

AVRITZER, Leonardo. Instituições Participativas e Políticas Públicas no Brasil: características e evolução nas últimas duas décadas. In: Brasil em Desenvolvimento : Estado, planejamento e políticas públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Ipea, 2010. p 565-585. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3801/1/Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2010_v_3.pdf Acesso em 5 dez. 2019.

AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil, instituições participativas e representação: da autorização à legitimidade da ação. Dados, Rio de Janeiro, v. 50, n. 3, p. 443-464, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Ministério da Cultura. O Plano Nacional de Cultura (PNC). Brasília, DF: Ministério da Cultura, [201-]. Disponível em: http://pnc.cultura.gov.br. Acesso em: 20 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Cultura. Primeira versão das metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF: Ministério da Cultura, 2011.

BRASIL. Ministério da Justiça. Perguntas frequentes sobre eleições. Acessível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/perguntas-frequentes-sobre-as-eleicoes Último acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento nacional de informações penitenciárias INFOPEN Mulheres - 2ª edição. Brasília: 2018. Disponível em: http://fileserver.idpc.net/library/infopenmulheres_arte_07-03-18.pdf Acesso em 20 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento nacional de informações penienteciárias: IFOPEN atualização - junho 2016. Brasília: 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/infopen-levantamento.pdf. Acesso em 20 maio 2019.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia. In: Cultura e Democracia – Coleção Cultura é o quê?, v.1, BAHIA, Secretaria de Cultura – SECULT, 2012. Disponível em: http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/oqeculturavol_1_chaui.pdf Acesso: 20 jun. 2019.

DELGADO, Ana Cristina Coll.; MULLER, Fernanda. Infâncias, tempos e espaços: um diálogo com Manuel Jacinto Sarmento. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 6, n. 1, p.15-24. jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/sarmento.pdf. Acesso em: 18 out. 2017.

FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; DÓI, Cristina Teranise. A proteção integral das crianças e dos adolescentes vítimas. 2004. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-1222.html. Acesso em 14 jun. 2022.

JAMES, Allison. Giving Voice to Children's Voices: Pratices and Problems, Pitfalls and Potentials. In: American Anthropologist, Vol. 108, Issue 2, pp. 261-272, 2007

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Políticas culturais no governo Lula (Org.) Salvador: EDUFBA, 2010.

RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre; CALABRE, Lia. Políticas culturais no governo Dilma (Org.) Salvador: EDUFBA, 2015.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina, Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel.. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (coord.). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.

SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.) Estudos da infância – educação e práticas sociais - 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Publicado

2022-12-07

Cómo citar

Silveira, I. F. A. (2022). ECA, políticas culturais e participação cidadã de sujeitos de 00 a 12 anos no Brasil: uma análise sobre o Plano Nacional de Cultura e suas lacunas. Revista Sociais E Humanas, 35(1). https://doi.org/10.5902/2317175844010

Número

Sección

Artigos Livres