A pesca do camarão como uma prática educativa no projeto de assentamento agroextrativista Nossa Senhora do Livramento Ilha Tabatinga, Abaetetuba-PA

Autores/as

  • Elza Maria Ferreira Baia Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175834732

Palabras clave:

Prática educativa, Pesca, Produção, Ribeirinhos, Saber

Resumen

O artigo traz como discussão a produção artesanal da pesca do camarão praticada por ribeirinhos no Projeto de Assentamento Agroextrativista Nossa Senhora do Livramento - Ilha Tabatinga, Abaetetuba-PA, cuja ação enseja processos culturais e de aprendizagem entre os sujeitos, destacando a passagem do saber entre as gerações. Buscou-se compreender como se dá o processo de reprodução do saber enquanto uma prática educativa exercida por moradores locais, exigindo adentrar na realidade do fazer produtivo e de subsistência da comunidade local e, com o estudo ousar indicar possibilidades de cunho reflexivo sobre as relações entre a produção familiar e o processo educativo que ocorre no âmbito das escolas do campo. O estudo direcionou-se pela pesquisa qualitativa, cujos pressupostos de base científica ancoram-se nas ciências sociais, incluindo no caminho metodológico o trabalho de campo, com uso de entrevistas e outras formas de coleta de dados. A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível identificar que a prática artesanal da pesca apresenta uma diversidade de conhecimentos bem como se faz mediada pelo uso dos recursos naturais que alicerçam a vida, garantem uma forma de sustentabilidade ambiental e familiar. Sem contar que esse saber-fazer possibilita pensar outros caminhos para a construção de uma educação protagonizada na realidade e pelos sujeitos.

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Biografía del autor/a

Elza Maria Ferreira Baia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Estudante curso de Especialização Lato Sensu em Educação do Campo e Extensão Rural pela Universidade Federal do Pará/Campus de Abaetetuba.

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Publicado

2020-02-18

Cómo citar

Baia, E. M. F. (2020). A pesca do camarão como uma prática educativa no projeto de assentamento agroextrativista Nossa Senhora do Livramento Ilha Tabatinga, Abaetetuba-PA. Revista Sociais E Humanas, 32(3). https://doi.org/10.5902/2317175834732