Avaliação da ferramenta de tecnologia da informação e comunicação (TIC) utilizada no processo de compras em uma IFES: propostas de melhorias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175833711

Palavras-chave:

Compras públicas, Tecnologia da informação e comunicação, Processo de compras

Resumo

A área de compras se constitui em uma das principais atividades de qualquer instituição pública. Porém, se essas atividades não forem realizadas de forma integrada, o processo se tornará ineficiente. Dessa forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) surgem como um meio para racionalizar e integrar o processo. Este trabalho tem o objetivo de identificar os requisitos de uma ferramenta baseada em TIC que auxilie no processo de compras em uma IFES. A pesquisa teve enfoque predominantemente quantitativo, de caráter descrito, do tipo estudo de caso, e foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria. A análise dos resultados possibilitou realizar o mapeamento dos processos de compras, identificar o grau de satisfação e grau de dificuldade dos usuários na utilização das ferramentas de TIC existentes, além de identificar sugestões de melhoria nas ferramentas de TIC. Com isso se espera melhorar o processo, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente.

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Biografia do Autor

Fernando Negrini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Administrador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorando em Administração pelo PPGA/UFSM

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/CCSH/UFSM) e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSH/UFSM)

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Publicado

28-05-2019

Como Citar

Negrini, F., & Pereira, B. A. D. (2019). Avaliação da ferramenta de tecnologia da informação e comunicação (TIC) utilizada no processo de compras em uma IFES: propostas de melhorias. Revista Sociais E Humanas, 32(1). https://doi.org/10.5902/2317175833711

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