Nível de culpabilidade em adolescentes em conflito com a lei

Autores

  • Amanda Gleiciane de Lima Oliveira Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Landerson Carlos Martins de Souza Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Tainá Maia Barros Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Palloma Linhares Medeiros Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Thatiane Maria Barboza da Silveira Batista Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Ismael Ferreira da Costa Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.
  • Camila Yamaoka Mariz Maia Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175832516

Palavras-chave:

Adolescente, Culpa, Adolescente institucionalizado

Resumo

Resumo: Problemáticas voltadas ao adolescente autor de ato infracional são bastante recorrentes. Questões como perspectivas de vida, motivações e eficácia de medidas são deveras discutidas. Em uma nova perspectiva, contudo, o presente artigo objetiva esclarecer acerca do nível de culpabilidade desses jovens internos da medida prevista no 121° artigo do Estatuto da Criança e do adolescente. Para tanto utilizou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, correlacional e quantitativa baseada na ESCA (Escala de Culpa Para Adolescentes) e em respostas proporcionadas por 80 internos. A partir das respostas obtidas e das análises estatísticas realizadas contatou-se uma forte ascensão positiva nos escores, dessa forma apresentando um alto nível de culpabilidade nos entrevistados e divergindo da literatura consulta.

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Biografia do Autor

Amanda Gleiciane de Lima Oliveira, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Estudande de Psicologia

Landerson Carlos Martins de Souza, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Estudante de psicologia

Tainá Maia Barros, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Estudante de Psicologia

Palloma Linhares Medeiros, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Estudante de Psicologia

Thatiane Maria Barboza da Silveira Batista, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Estudante de Psicologia

Ismael Ferreira da Costa, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pelo Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência em Psicologia clínica (Terapia Cognitivo-Comportamental), atuando também como professor do departamento de psicologia no Centro Universitário de João Pessoa e pesquisador colaborador no Laboratório de Pesquisa em Cognição e Comportamento (LAPECC/UFPB) com ênfase de estudos nas áreas de Neurociência cognitiva pré-clínica e clínica abrangendo principalmente os seguintes temas: estresse precoce, personalidade, esquemas iniciais desadaptativos, transtornos mentais e Terapia Cognitiva.

Camila Yamaoka Mariz Maia, Unipê-Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), especialização em Psicologia Juridica pela Unidade de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Psicanálise - UNEPSI (2005) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professora a do UNIPÊ e do IESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, do Trabalho e Organizacional, e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica, psicologia do trabalho, psicologia social.

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Publicado

28-05-2019

Como Citar

Oliveira, A. G. de L., Souza, L. C. M. de, Barros, T. M., Medeiros, P. L., Batista, T. M. B. da S., Costa, I. F. da, & Maia, C. Y. M. (2019). Nível de culpabilidade em adolescentes em conflito com a lei. Revista Sociais E Humanas, 32(1). https://doi.org/10.5902/2317175832516

Edição

Seção

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa